Hoje é terça-feira de Carnaval,21, e o dia ficará marcado pela retoma em força dos desfiles dos grupos oficiais. A festa do Rei Momo, a anteceder a Quarta-feira de Cinzas, é assinalado um pouco por todo o país, com mais ênfase no Mindelo, na Praia, no Sal e na Ribeira Brava. Mas, de diferentes formas, hoje, cada ilha e município, de Santo Antão à Brava, festejam o Carnaval.
São Vicente que está repleta de gente de várias ilhas e da diáspora, tem marcado para a noite desta terça-feira,21, o desfile dos quatro grupos oficiais que irão apresentar os respectivos sambas-enredos e colocar nas ruas entre 800 a 1.600 foliões, cada, em diferentes alas.
O primeiro grupo a desfilar será o Flores do Mindelo, que iniciará, às 18h30, com o enredo “Renascer num voo”.
O segundo a entrar para a avenida mindelense será o Estrela do Mar, às 19h00, com o enredo “No salvá nos planeta azul”.
Segue depois o Cruzeiros do Norte, às 19h30 , com o enredo “Três Cosa Sab na Vida: Saúde, Dinheiro e Amor”.
Monte Sossego, último na avenida
O Monte Sossego será o grupo carnavalesco a fechar os desfiles oficiais em São Vicente, com entrada na avenida prevista às 20h00.
O seu enredo “O povo das ilhas ainda quer um poema diferente para o povo das ilhas” é inspirado no poema do falecido escritor, político, diplomata e poeta mindelense Onésimo Silveira.
De acordo com informações, divulgadas pela LIGOC-SV, a concentração dos grupos será na Praça Dom Luís e Avenida Marginal e o desfile começará na Rua de Lisboa, seguindo pela Avenida Baltazar Lopes da Silva, Rua do Syrius, Praça Amílcar Cabral (Praça Nova), Avenida 5 de Julho, Rua Cristiano de Sena Barcelos e dispersão na Avenida Marginal.
Praia: Desfile a partir das 17 horas
Na cidade da Praia,de acordo com o sorteio realizado pela autarquia, o grupo carnavalesco “Sambajo” do Palmarejo é o primeiro grupo a desfilar, por volta das 17 horas, na terça-feira,21, de Carnaval.
Segue depois o Vindos do Mar de Achada Grande Frente, que, com o enredo “homenagem ao mar”, vai levar à avenida cerca de 300 figurantes num total de sete alas e um carro alegórico.
O Bloco Afro Abel Djassi da Achada Santo António será o terceiro grupo oficial a desfilar este ano, com o enredo “Herança africana”.
A comemorar os seus 20 anos a brincar a festa do Rei Momo pretende levar à avenida Cidade de Lisboa 350 figurantes divididos em quase 25 alas.
Por último, a avenida cidade de Lisboa recebe o grupo Vindos D`África do Bairro Craveiro Lopes que este ano irá homenagear as vítimas da covid-19, com um enredo denominado “Esplendor de arco íris”.
Outras ilhas e municípios…
Em São Nicolau, recorde-se que tradicionalmente, os três grupos oficiais do Carnaval da ilha, Estrela Azul, Copa Cabana e Brilho da Zona, desfilam durante três dias, sábado, domingo e na terça-feira de Carnaval.
Com ou sem competições, os grupos das restantes ilhas e municípios brincam hoje ao Carnaval, cada um à sua maneira mostrando animação, muita folia e brilho, festejando junto, o regresso da festa do Rei Momo, após a pandemia da covid-19.