Hamilton Jair Fernandes é o novo administrador único da Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress, anunciou nesta segunda-feira, 20, o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-ministro, Lourenço Lopes. Ao que tudo indica, e apesar da AJOC já se ter mostrado contra este modelo de Gestor Único na Inforpress, por não favorecer a pluralidade e democracia na tomada de decisões, o modelo matém-se.
Hamilton Jair Fernandes, que assumiu o cargo de presidente do Instituto do Património Cultural, até quinta-feira passada, 16, vai substituir José Vaz Furtado, demitido neste mesmo dia, na sequência da demissão do jornalista Geremias Furtado, ocorrido quinta-feira, 15.
“Estamos perante um servidor público com provas dadas no sector da Cultura, um gestor que privilegia o diálogo no sentido de cooperação e compromisso na relação com os colaboradores e com os diferentes atores do sector público e privado”, disse Lourenço Lopes na conferência de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 20, no Palácio do Governo.
Jair Fernandes é licenciado em História pela Universidade de Coimbra e está a doutorar-se em História do Património na Universidade de Évora.
“Experiência acumulada“
Na sua declaração, o Secretário de Estado que tutela a pasta da Comunicação Social sublinhou a “participação activa e competência” de Jair Fernandes na condução do projectos, nomeadamente, Morna Património da Unesco, reabilitação de espaço religiosos, projectos de modernização dos museus de Cabo Verde, todos associados à Cultura e Património, por assim dizer.
“Estamos convencidos de que Jair Fernandes aproveitará toda a sua oportunidade e toda a sua experiência acumulada e colocá-la a serviço da Agência Cabo-verdiana de Notícias”, salientou.
Sair do IPC para entrar na Inforpress
Recorde-se que a “demissão”, de Jair Fernandes da presidência e administração do do Instituto do Património Cultural (IPC) foi oficializada através da Resolução do Conselho de Ministros número 17/2023, publicada no Boletim Oficial que não mencionou a sua saída para suceder José Vaz Furtado.
De acordo com o documento, a saída de Hamilton Jair Moreira Lopes Fernandes do IPC aconteceu a pedido do próprio.
A decisão, que foi aprovada em Conselho de Ministros no dia 16 do corrente mês, entrou em vigor imediatamente após a sua publicação no BO, na sexta-feira,17.