PUB

Política

Cabo Verde aprovado na Iniciativa Internacional de Transparência das Pescas – FiTi

O Conselho Internacional da FiTi (Iniciativa de Transparência das Pescas) aprovou, no passado dia  16 de fevereiro, a candidatura de Cabo Verde à iniciativa global. É o quinto país a aderir, a nível global, e o segundo a nível da África Ocidental.

A aprovação da candidatura de Cabo Verde à FiTi, diz o Governo, é um primeiro e importante passo para estabelecer e manter altos níveis de transparência na gestão do sector pesqueiro e alcançar o compromisso de desenvolvimento sustentável, assumido junto das Nações Unidas.

Esta iniciativa global permitirá que Cabo Verde tenha instrumentos de gestão dos seus recursos, não só para participação no âmbito Internacional nesse sistema de partilha de dados, mas, também, para perceber os impactos futuros e as consequências das alterações climáticas e da pesca ilegal.

A Solicitação de Candidatura de Cabo Verde foi discutida e revisada pelo Conselho durante a sua 20ª reunião, que teve lugar no dia 16 do corrente mês, conforme consta do site da plataforma.

O quinto país aderir

“Tenho o prazer de anunciar que o Conselho Internacional da FiTI aprovou a candidatura de Cabo Verde, tornando Cabo Verde o quinto país para alcançar o importante marco de um país candidato FiTI”, declarou a PCA da FiTi, Valeria Merino, na sua carta oficial de reconhecimento, dirigida à líder nacional da iniciativa para Cabo Verde, Iolanda Brites.

Como um Pequeno Estado Insular em Desenvolvimento (SIDS), frisou, Cabo Verde representa um exemplo de como os SIDS podem e devem avançar no sentido de melhorar a gestão das suas pescas através da transparência e da ação coletiva.

O primeiro desafio do país será produzir seu primeiro relatório FiTi, até o final do ano em curso, cobrindo o ano civil de 2022, com uma série de informações sobre gestão pesqueira, incluindo leis e documentos de política, informações sobre a saúde dos estoques pesqueiros, acordos de acesso à pesca, bem como dados importantes sobre pesca em grande escala ( pesca industrial) e de pequena escala (artesanal) em Cabo Verde.

PUB

PUB

PUB

To Top