PUB

Cultura

Zuleica Semedo estreia exposição de fotografia sobre Carnaval de São Nicolau

A jornalista Zuleica Semedo apresenta, a partir de hoje, a sua primeira exposição fotográfica, intitulada “Carnaval de São Nicolau – Mil e uma emoções”, patente no largo da Câmara Municipal da Ribeira Brava até a segunda-feira.

 A exposição, de acordo com a jornalista, que durante cinco anos foi correspondente na ilha, revela momentos vividos pelos grupos de carnaval da ilha, desde o início dos desfiles até o culminar da festa, no Terreiro, onde todos os grupos se juntam no final do trajecto.

“Por ser uma amante da fotografia, desde que cheguei na ilha eu fui registrando vários momentos, lugares e pessoas. Depois da primeira experiência do carnaval, eu fiquei apaixonada. A partir daí passei a acompanhar todos os anos”, explicou a jornalista ao A Nação.

100 fotografias

A exposição comporta um total de 100 fotografias, dos quais 75% retratam mulheres.

“Inclusive, tem uma parte muito especial para mim, sobre a força e a expressão da mulher de São Nicolau”, precisou.

Para esta jornalista, que se estreia na exposição fotográfica, o elemento mais importante e contagiante de ter fotografado o carnaval de São Nicolau é a alegria, a boa vibração e união das pessoas à volta da festa, que na ilha é feita em meio a grandes dificuldades.

“Desde a aquisição de materiais, o trabalho nos ateliês, estaleiros ao problema crônico da ilha, que são os transportes”, exemplificou.

A exposição, aberta ao público no largo da Câmara Municipal da Ribeira Brava, sua parceira, contou com a curadoria de Guilherme Landim, doutorando em cinema.

“Quanto há de carnaval dentro de nós?” é o questionamento que esta iniciativa propõe aos espectadores, que podem visitar a exposição até o dia 20, segunda-feira.

PUB

PUB

PUB

To Top