PUB

Cultura

Mindelo: 30 grupos de animação saem às ruas a partir de hoje

Mic Dax - carnaval de Mindelo

A agitação nas ruas da cidade do Mindelo arranca na manhã desta sexta-feira, 17, com os desfiles de 30 grupos de animação e grupos espontâneos, até segunda-feira. Na segunda-feira,20, à noite está reservada à escola de Samba Tropical, que antecede aos desfiles dos quatro grupos oficiais, na terça-feira,21.

Cerca de 30 grupos de animação, dos quais escolas de ensino básico e secundárias, instituições e organizações, iniciam a partir de hoje até segunda-feira, 20, os desfiles que marcam o arranque do Carnaval em São Vicente.

De acordo com o calendário dos desfiles, citado pela Inforpress, a animação começa às 09h00, com a Escola Valentina Lopes da Silva, seguindo-se o Jardim da Casa de Criança, Escola Aurélio Gonçalves, Jardim Despertar e Jardim Welly, que encerra os desfiles do período da manhã.

À tarde, a partir das 15h00 será a vez do Centro de Crianças com Vulnerabilidade Especiais de São Vicente e da Escola de Espia, e, às 17h00, o Trio Convivência.

Sábado

Na manhã de sábado, 18, o arranque será dado a partir das 09h30 com a Escola Portuguesa do Mindelo, seguida da Escola Salesiana de Artes e Ofícios do Mindelo.

À tarde desfila o grupo Vovô, a Delegacia de Saúde de São Vicente, os professores e a Uni-Mindelo, que encerra às 17h00.

Mandingas e grupos espontâneos

No domingo, o dia será preenchido com os grupos de mandingas, provenientes dos vários bairros da ilha e também de outros grupos espontâneos.

O desfile começa a partir das 14h30 com mandingas de Fonte Francês, depois a Escola de Futebol Domingos Bombeiro, Panela na Lume, Mandinga de Espia,  Mama Gelód, Mandinga de Fernando Pó,  Os Mensageiros,  Mandinga  de Fonte Felipe, Terra Love, Mandinga de Ribeira Bote,   grupo Mindel Samba,  CV Glow e Bateria  do Norte encerra os desfiles às 18h00.

Samba Tropical

Na segunda-feira, 20, véspera do dia do desfile dos grupos oficiais, as expectativas estão em alta por causa do desfile, à noite, da Escola de Samba Tropical.

O grupo deve trazer para as ruas da baixa do Mindelo um carro alegórico, tripé abre alas e 22 alas, as quais vão acomodar os 1.200 foliões, no ano em que a Escola de Samba Tropical homenageia a fundadora Luísa Morazzo.

No entanto, ao longo do dia haverá Carnaval de animação com grupos das Escolas Secundárias de São Vicente.

Quatro grupos oficiais

Na terça-feira, 21, quatro grupos oficiais do Carnaval de São Vicente deverão apresentar os respectivos sambas-enredos e colocar nas ruas entre 800 a 1.600 foliões, cada, para as diferentes alas.

O primeiro grupo a desfilar será o Flores do Mindelo, que iniciará, às 18h30, com o enredo “Renascer num voo”, o segundo será o Estrela do Mar, às 19:00,  com o enredo “No Salvá nos planeta azul”, o terceiro, Cruzeiros do Norte, às 19:30 , com o enredo “Três Cosa Sab na Vida: Saúde, Dinheiro e Amor” e o quarto, Monte Sossego, que iniciará o desfile às 20h00 com o enredo inspirado no poema do falecido escritor, político, diplomata e poeta mindelense Onésimo Silveira, “O povo das ilhas quer um poema diferente para no poema do povo das ilhas”.

De acordo com informações, divulgadas pela LIGOC-SV, a concentração dos grupos será na Praça Dom Luís e Avenida Marginal e o desfile começará na Rua de Lisboa, segue pela Avenida Baltazar Lopes da Silva, Rua do Syrius, Praça Amílcar Cabral (Praça Nova), Avenida 5 de Julho, Rua Cristiano de Sena Barcelos e dispersão na Avenida Marginal.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top