“Festas Tradisional na Roda di Burkan”, livro de Lourenço Gomes de Pina, é lançado na segunda-feira, 20, na Praia, na Biblioteca Nacional. A obra escrita em crioulo, variante da ilha do Fogo, foi vencedora da primeira edição do prémio literário Pedro Monteiro Cardoso, lançado no âmbito das comemorações do centenário da cidade de São Filipe.
“Festas Tradisional na Roda di Burkan” é, segundo o seu autor, uma viagem ao passado para conhecer a ilha do Fogo, as suas tradições e cultura, além de ser “uma homenagem ao Pedro Cardoso, poeta, jornalista e investigador cultural, um dos primeiros intelectuais cabo-verdianos a debruçar-se sobre a questão de identidade nacional e valorização do crioulo”.
Trata-se de um “grande contributo” de Lourenço Gomes de Pina para a cultura e literatura cabo-verdiana, dando sobretudo aos mais jovens a oportunidade de conhecer a história de Djarfogo, da sua gente, sua tradição, seu uso e costume.
O livro de 116 páginas já foi lançado em São Filipe, Fogo, em Janeiro passado. Chega agora à cidade da Praia, com lançamento na segunda-feira,20, na Biblioteca Nacional, no âmbito do Dia da Língua Materna, assinalada anualmente a 21 de Fevereiro. A apresentação estará a cargo de Marciano Moreira.
Sobre o autor…
Lourenço Gomes de Pina, mais conhecido por “Goly”, nasceu em Queimada Guincho, Ilha do Fogo, em 1957. A nível académico, fez os estudos primários e secundários, entre Fogo e Santiago.
Adquiriu experiências profissionais nos serviços agropecuário e construção civil. Como técnico, trabalhou nas ilhas do Fogo, Maio, Santo Antão e Santiago nos sectores agrícola, florestal e engenharia rural.
Lourenço de Pina estreou na literatura com o livro “Presente do Destino” (romance, 2018). Conta ainda com “Poemas SOU” (2021), “Tradison na Roda di Burkan” (2022) e Memórias Reveladas” (2022).