A seleção de Cabo Verde de basquetebol vai ser reforçada pelo experiente extremo/poste do Benfica, a jogar em Portugal, João Gomes, conhecido por Betinho, na quinta janela de qualificação para o mundial de basquetebol.
Aos 38 anos, o experiente atleta de 2,00 metros e 100 quilogramas, e com vínculo contratual com o Benfica até 2026, reforça assim o colectivo cabo-verdiano nesta janela de mercado que vai ser disputada em Angola, prova na qual Cabo Verde pretende estar na máxima força para atacar a qualificação.
O basquetebolista, que em tempos ajudou Cabo Verde a conquistar a medalha de Ouro nos Jogos da Comunidade Desportiva da Língua Portuguesa (CPLP) dos sub-16, e que chegou a representar a selecção A portuguesa em 76 jogos, vai poder assim estrear-se na selecção principal cabo-verdiana, por ter passado mais de cinco anos sem representar o combinado lusitano.
Experiência internacional
Betinho goza de uma vasta experiência internacional, uma vez que já competiu na Euroliga, Champions League e em grandes ligas como espanhola, italiana e Portugal, levando 27 anos de carreira, iniciada profissionalmente em 2002/03 no Barreirense em Portugal.
Assim, junta-se a outro reforço, o regressado e também experimentado Jeff Xavier, 37 anos, que decidiu voltar à equipa nacional nesta competição a ser disputada de 24 a 26 de Março em Angola.
Cabo Verde, de acordo com a calendarização, partilha o Grupo E com os combinados nacionais da Costa do Marfim, da Guiné Conacri, e de Angola.
Cabo Verde estreia-se nesta quinta janela africana de qualificação a 24 de Março diante da Guiné Conacri, para logo no dia seguinte, 25, defrontar os anfitriões de Angola, de modo que a 26 encerre a sua campanha ante a Costa do Marfim.
Cabo Verde com 11 pontos
As eliminatórias de qualificação africana para ao Mundial’2023 começaram a ser disputadas em Novembro de 2021 e terminam em Fevereiro do ano em curso, envolvendo 16 selecções nacionais que competem pelas cinco vagas, em cinco janelas do torneio ao longo de 15 meses.
A Costa do Marfim lidera o Grupo E com 14 pontos, seguido de Angola com 12, Cabo Verde com 11, Nigéria 10, Guiné Conacri e Uganda com oito pontos cada.
A selecção cabo-verdiana luta nesta janela de qualificação para uma das cinco vagas africanas na Copa do Mundo de Basquetebol FIBA’2023, programada para acontecer de 25 de Agosto a 10 de Setembro de 2023 no Japão, Indonésia e Filipinas.
C/ Inforpress