Os Bastonários das Ordens dos Farmacêuticos (OF) de Cabo Verde e Portugal estiveram reunidos esta segunda-feira, dia 13, num encontro realizado na sede provisória da OF, em Lisboa. Em cima da mesa a cooperação entre as duas instituições homólogas.
Marcília Fernandes, Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, esteve reunida com o seu homólogo português, Hélder Mota Filipe, para juntos partilharem as prioridades, projetos e iniciativas em curso nas respectivas instituições, num reforço da cooperação.
Conforme avança o site dessa Ordem portuguesa, o anfitrião explicou à sua homóloga cabo-verdiana o processo de desenvolvimento de novos serviços farmacêuticos, normas profissionais e competências farmacêuticas, em curso em Portugal, manifestando assim a disponibilidade para as duas instituições colaborarem na partilha de informação e documentação de referência sobre os desenvolvimentos neste sector.
Daí ter destacado a importância da colaboração e intervenção farmacêutica nos domínios da pesquisa e inovação, referindo os trabalhos de desenvolvimento da Competência Farmacêutica em Investigação Clínica.
Processo de reconhecimento das qualificações A importância da formação, capacitação e desenvolvimento profissional dos farmacêuticos foi outra das questões debatidas no encontro. Os dois responsáveis partilharam ainda informações sobre os processos de admissão e reconhecimento das qualificações de farmacêuticos caboverdianos.
De notar que Marcília Fernandes, presidente da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde encontrava-se em Portugal a participar no 14º Congresso das Farmácias com o tema “A saúde próxima de todos”, que decorreu em Lisboa, entre 9 e 11 deste mês.