A categoria Rádio lidera a lista de candidaturas à 6ª edição do Prémio Nacional de Publicidade (PNP), representando 39% dos trabalhos concorrentes. A gala para conhecer os vencedores acontece no dia 31 de Março.
Segundo divulgou a organização do PNP, em segundo lugar na lista de candidatura encontra-se a categoria Internet (16%) e em terceiro a Campanha Integrada (14%).
Seguem-se as categorias TV e Branding Activation (9%), Branding (7%), Print (5%) e Júnior Universitário (2%).
Estes dados foram avançados em nota de imprensa após a primeira reunião do júri, no sábado,11, para se conhecer os trabalhos concorrentes ao prémio.
Presidido pelo roteirista brasileiro Di Moretti, o corpo de jurados integra Susana Lopes (marcas), Ana Pinto Martinho (professora universitária de web copywriting e storytelling), Isabel Pires (marketeer) e Jennifer Brazão (representante do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas).
Os mesmos têm até 18 de fevereiro para avaliar os 44 trabalhos apresentados ao concurso.
Concorrentes maioria em Santiago
As peças foram apresentadas por agências, produtoras, media, assim como criativos a solo e universitários. Num total de 11, a maioria a operar na ilha de Santiago (90, 91%), apenas 9, 09 % é oriunda de São Vicente.
Recorde-se que na primeira edição, em 2017, concorreram ao PNP, cinco empresas, com um total de 34 trabalhos. O número médio acumulado durante os seis anos do PNP é de 47 trabalhos e 11 empresas.
Os vencedores da 6º edição serão conhecidos na gala a ter lugar no dia 31 de Março, em local ainda por anunciar.