Os três atletas que marcaram lugar, pela primeira vez, no Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada, que decorreu no Gana, trouxeram um honroso 9ª lugar na tabela participação, no contra relógio por equipa. Mas uma queda, na prova de fundo de Sub23, impediu o campeão nacional Nélio Cruz de lutar por um lugar no pódio.
A informação foi avançada pelo próprio Nélio Cruz na sua rede oficial de Facebook, dando conta da participação da comitiva cabo-verdiana, no contra relógio por equipas, ficando na 9ª posição da geral e, como se congratulou, “colocando CV (Cabo Verde) entre os dez melhores países africanos mais rápidos de África, em CR”.
Um feito alcançado juntamente com Rúben Júnior (Santo Antão) e Leonardo “Leo King” Cosme (São Nicolau) que compunham o trio nacional.
Queda impossibilitou luta por um lugar no pódio
Já esta segunda-feira,13, juntamente com o diretor técnico, Emerson Da Graça Fernandes e os restantes ciclistas da comitiva, foi tomada a decisão para que Nélio Cruz fosse o “favorito” na prova de fundo com a intuição de ir em buscar o título de Sub23 para Cabo Verde, mas uma queda acabou por tirar a oportunidade de luta por um lugar no pódio.
“Mas as coisas não correram como planeado, por motivo de um queda no pelotão da frente, no qual eu estava envolvido e logo impossibilitado do pódio”, escreveu o ciclista.
Também a Federação de Ciclismo já enalteceu a participação dos atletas cabo-verdianos Campeonato Africano de Ciclismo de Estrada, que decorreu entre 8 e 13 de Fevereiro no Gana. “Uma boa campanha africana, com grandes desafios e óptimos registos”, escreveu a Federação.