A Irlanda e a Áustria aderiram ao Fundo Africano para as Alterações Climáticas (ACCF), do Banco Africano de Desenvolvimento, com contribuições iniciais de 2 e 1 milhões de euros, respetivamente, para apoiar o trabalho do Fundo.
O Banco Africano de Desenvolvimento criou o Fundo Africano para as Alterações Climáticas em abril de 2014 com um financiamento inicial de 4,725 milhões de euros da Alemanha. A sua missão é apoiar os países africanos na construção da resiliência aos impactos negativos das alterações climáticas e na transição para um crescimento sustentável, com baixo teor de carbono.
Harald Waiglein, Diretor-Geral do Ministério Federal das Finanças da Áustria, expressou o empenho do seu país em combater as alterações climáticas com um forte enfoque na adaptação.
Essenciais
Waiglein afirmou que a Áustria decidiu contribuir para o ACCF para apoiar os países africanos nas suas estratégias climáticas a longo prazo, estratégias essas que considerou serem “essenciais para combater as alterações climáticas e para um maior desenvolvimento sustentável”.
Sean Fleming, Ministro do Desenvolvimento Internacional e da Diáspora da Irlanda, reiterou que a Irlanda está empenhada em apoiar o continente africano a lidar com os impactos das alterações climáticas. Afirmou ainda que a Irlanda planeia “mais do que duplicar” o seu financiamento climático aos países em desenvolvimento até 2025.
“Esta contribuição para o ACCF tem um forte enfoque na adaptação climática e é outra indicação de como a Irlanda apoia o impulso para uma África resistente ao clima”, disse Fleming.
Um apoio que servirá para reforçar as estratégias de longo prazo nos países africanos
Segundo o Diretor de Alterações Climáticas e Crescimento Verde do Banco Africano de Desenvolvimento, Professor Anthony Nyong, a contribuição dos dois países europeus permitirão ao ACCF “apoiar a preparação e o reforço dos Contribuições Determinadas a Nível Nacional-NDC e estratégias de longo prazo nos países africanos e apoiar projetos já identificados através do terceiro prazo para apresentação de propostas da ACCF”.