O dia nacional do pescador, que se celebra a 5 de Fevereiro, é assinalado este ano, em Santa Catarina de Santiago, sob o lema “Com os Pescadores, pelo Desenvolvimento da Economia Azul”. Entre sexta e domingo a autarquia local tem previsto uma série de atividades a terem lugar na vila piscatória de Rincão, em homenagem aos pescadores locais.
No dia 3, sexta-feira, será realizado uma feira de saúde, em Rincão, entre as 9 e as 13 horas, enquanto no sábado, dia 4, o dia será reservado a uma feira gastronómica e do agronegócio, que se prolongará até ao dia seguinte.
O dia 5, domingo, é o ponto alto das atividades, em que a escola básica local acolherá duas palestras: a “Conservação dos Oceanos e Educação Financeira”, tendo como orador Silvino Robalo, e a “Transformação de Pescado e Conserva”, com Manuel Fortes.
Reabilitação da casa do pescador
No mesmo local, e após as palestras, a Câmara Municipal irá socializar o projeto de reabilitação da Casa do Pescador.
No mesmo dia ainda estão agendados provas de natação masculina e feminina, além da corrida de botes seguido do tradicional almoço popular.
À tarde tem lugar a entrega dos prémios, seguido de uma homenagem aos homens que fizeram história na pesca naquela comunidade.
As comemorações do dia do pescador terminam com a habitual animação cultural no palco do largo principal de Rincão.
Tiago Ribeiro
Estagiário