O município do Porto Novo, em Santo Antão, vai ao longo deste ano, acolher uma série de atividades no âmbito da iniciativa “Capital Cabo-verdiana da Juventude”. O plano de actividades foi apresentado Sábado, 28, na Aldeia Cultural “Nos Reiz”, na ciadde de Porto Novo.
Além do dinamismo juvenil já existente no município, a Câmara Municipal do Porto Novo apresentou um plano de reforço das actividades desportivas e de promoção da saúde. A promoção da cultura, dos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ” e do empreendedorismo também fazem parte das atividades do município no âmbito da “Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023”.
O vereador da Câmara Municipal local, Nilson Santos, avança que o município, além de criar novos “imputs”, vai aproveitar as experiências das anteriores capitais da juventude e adaptá-las à realidade porto-novense.
Presente no evento de lançamento, Carlos Monteiro, ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, apelou para que os jovens se apropriem daquilo que os une e não nas diferenças, sendo este o objectivo da iniciativa cidade capital da juventude.
“Queremos que os jovens foquem naquilo que cada um pode fazer para melhorar o país. Queremos com esta iniciativa que cada jovem perceba a lógica do funcionamento do país no seu todo”, disse o ministro no acto de lançamento da “Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023”.
As actividades em Porto Novo arrancam já a partir de Fevereiro e terão o ponto alto com o Fórum Nacional da Juventude lá para o final do ano.