PUB

Desporto

Torneio UFOA de futebol feminino: Cabo Vede vence Gâmbia por 2-1 e está na final

A selecção sénior feminina de futebol de Cabo Verde acaba de apurar-se para a final do torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), ao vencer a Gâmbia por 2-1 no jogo das meias-finais realizado na tarde desta Sexta-feira no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal. O golo da victória for marcado já perto do final da partida por Grampola (Maisa Cardoso) que foi eleita a “Melhor Jogadora” (MVP) da partida.

Na final de Domingo, 29 de Janeiro, a selecção cabo-verdiana defrontará a vencedora da partida entre Senegal e Guiné-Bissau a realizar-se às 17 horas de hoje no estádio Marcelo Leitão. 

Aos 13 minutos da primeira parte a a selecção cabo-verdiana já vencia por uma bola através de um golo marcado pela capitã Varsenia da Luz, mas as meninas comandadas pela seleccionadora Silvéria Nédio acabaram por consentir o tento de empate da Gâmbia marcado por Cathrine Jatt.

A vitória só veio a confirmar-se nos últimos dez minutos da partida através de um golo de cabeça marcado por Grampola (Maisa Cardoso).

Adversário de Cabo Verde na final

O adversário de Cabo Verde na final de Domingo, 29 de Janeiro, vai ser o vencedor do encontro entre o Senegal e a Guiné-Bissau a ser disputado, também esta tarde, às 17 horas, no estádio Marcelo Leitão, na ilha do Sal.

O Senegal foi o primeiro do grupo B com nove pontos, graças às vitatórias alcançadas nos seus três jogos: 4-0 contra Guiné-Conacri, 4-1 contra a Gâmbia e 4-0 contra a Serra Leoa. Nesses três jogos da fase de grupos, a selecção senegalesa foi a que mais golos marcou (12), tendo sofrido apenas um.

Por sua vez, a Guiné-Bissau, que fez parte do grupo de Cabo Verde (grupo A), passou às meias-finais na qualidade de segundo lugar do grupo, com apenas três pontos, já que beneficiou da vitória de Cabo Verde sobre a Mauritânia que se despediu da competição sem qualquer ponto

Percurso de Cabo Verde até chegar à final

Para chegar às meias-finais de hoje, e a consequente victória sobre a Gâmbia, Cabo Verde ficou em primeiro lugar do grupo A, com seis pontos, fruto das victórias por 4-0 e por 6-0 frente à Guiné-Bissau e a Mauritânia, respectivamente.

Nos três jogos disputados, incluindo a semi-final, a selecção cabo-verdiana marcou 12 golos e sofreu apenas um, destacando-se ainda o facto de a sua atacante Vá (Ivânia Moreira), jogadora da equipa do Seven Stars da Praia, ter sido a grande destaque do torneio com sete golos, cinco dos quais contra a Mauritânia.

Na fase de grupos do torneio UFOA, Vá não só liderou a lista das melhores marcadoras do evento como também foi eleita a “Melhor Jogadora” (MVP), tanto na partida com a Guiné-Bissau como no jogo com a Mauritânia.

Recorde-se que o torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA), que decorre de 20 a 29 de Janeiro, na Ilha do Sal, conta com as participações de Cabo Verde, enquanto país anfitrião, Gâmbia, Guiné-Conacri, Guiné-Bissau, Mauritânia, Senegal e Serra Leoa, as quais já se encontram na ilha do Sal. As selecções da Libéria e do Mali cancelaram as suas participações.

PUB

PUB

PUB

To Top