Os dois grupos oficiais que vão participar no desfile oficial nos Mosteiros, Fogo, já receberam da autarquia local, o subsídio monetário para os preparativos.
“Surpresa” de Queimada Guincho, e “Vindos do Vulcão” de Queimada Trás receberam na passada quarta-feira, 18, 120 mil escudos cada.
O vereador da Cultura, Nelson Pires, citado pela Inforpress, disse que os dois grupos carnavalescos já iniciaram os ensaios para o carnaval 2023 que será na terça-feira, 21 de Fevereiro.
Prémios
Além do subsídio atribuído, Nelson Pires avançou que a edilidade mosteirense disponibilizou “uma certa quantia” para atribuição de prémios, sendo que ao primeiro classificado será atribuído um prémio de 100 mil escudos. O segundo classificado receberá 60 mil escudos.
Serão igualmente atribuídos prémios individuais, sendo que para rei, rainha, melhor carro alegórico e música, dez mil escudos cada, porta-bandeira, mestre-sala e rainha de bateria, sete mil escudos.
Também para incentivar o Carnaval infantil, a autarquia vai disponibilizar um montante de 20 mil escudos a cada um dos quatro pólos educativos, nomeadamente das zonas norte, sul, altas e litoral do município.
Carnaval em outros municípios
Ainda sobre o Carnaval, desta vez, no município de São Filipe, está também previsto um desfile onde, pelo menos, dois grupos, Fogo em Chama e Mar Azul, já iniciaram os ensaios.
Está previsto para esta terça-feira,24, mais um encontro para definição da possibilidade de desfile e dos subsídios a serem atraídos.
Igualmente no município de Santa Catarina do Fogo a vereação da cultura tem programado para hoje um encontro para decisão sobre o carnaval.