Já entrou em funcionamento o centro de transformação agro-alimentar da Casa de Meio, Porto Novo, Santo Antão. Esta unidade que permite empregar um grupo de mulheres, começou a produzir licores e temperos através de produtos 100% locais.
“O centro de transformação agro-alimentar está a produzir licores e temperos com 100% do produtos de Casa de Meio”, avançou a direcção desta unidade de transformação, à Inforpress.
Instalado no âmbito do projecto jovens agricultores desta localidade, promovido pela pela Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal).
O centro está a produzir ainda sumo natural, além da aposta na gastronomia local: cachupa, cuscuz de terra, fonguinhos e filhós.
Recorde-se que o projecto jovens agricultores da Casa de Meio, inaugurado em Outubro de 2022, ao abrigo da cooperação portuguesa, com o intuito de fixar os jovens agricultores em Casa de Meio, através da geração do auto-emprego na agricultura.
Os primeiros frutos
Para o efeito, o Estado de Cabo Verde atribuiu cerca de 30 parcelas de terra, que começam a dar “os primeiros frutos”.
Actualmente, já estão a produzir e enviar para o mercado batata comum, batata-doce, cenoura, abóbora, tomate, pimentão, entre outros.
O projecto contou com o co-financiamento do Ministério da Agricultura e Ambiente, da Câmara Municipal do Porto Novo, da Agência Nacional de Água e Saneamento, do Instituto Camões, do Global Environment Facility e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura.
c/Inforpress