É inaugurada esta segunda-feira,16, pelas 15h, no Centro Cultural Norberto Tavares, em Assomada, Santa Catarina de Santiago, a exposição biográfica “Cabral, o homem e a sua obra”. A mostra fica patente até 21 de janeiro.
A iniciativa integra-se nas atividades alusivas ao Cinquentenário da Morte de Amílcar Cabral, que se assinala a 20 de Janeiro.
A exposição aborda a infância, o seu enquadramento familiar, passando pela adolescência, até à sua formação e vivência em Portugal. Mas também a obra, o engenheiro agrónomo; o diplomata; o líder da luta de libertação nacional e o intelectual. No total estão patentes 30 painéis na exposição.
O assinalar do Cinquentenário da Morte de Amílcar Cabral resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Santa Catarina e a Fundação Amílcar Cabral, a que se juntou a Universidade de Santiago, sendo o acto central no dia 20 de janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, com uma cerimónia pública presidida pelo Presidente da República de Cabo Verde, naquele município.
Recorde-se que Amílcar Cabral tem ligações fortes a Santa Catarina, onde residiu em vários períodos da sua infância numa casa de Achada Falcão.
Casa essa que a Câmara pretende adquirir para aí instalar o “Museu da Resistência Amílcar Cabral”.