Estão abertas as candidaturas para a 2ª edição do Prémio Amílcar Cabral, um concurso que visa promover a investigação científica sobre os processos e resistência anti-coloniais. Os interessados devem submeter as suas candidaturas até 31 de Janeiro de 2023.
Lançado a 10 de Junho de 2021, o Prémio Amílcar Cabral visa promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anticoloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à atualidade.
O concurso, iniciativa conjunta do Instituto de História Contemporânea (IHC) & Padrão dos Descobrimentos, é destinado a investigadores/as de qualquer nacionalidade, recém-doutorados em universidades nacionais ou estrangeiras.
O prémio atribui, anualmente, uma bolsa de investigação em Lisboa, Portugal, para desenvolver atividades científicas e culturais durante um mês em equipamentos da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da EGEAC, nomeadamente no Padrão dos Descobrimentos.
Artigos de autoria individual
Segundo o regulamento do concurso, os artigos submetidos devem ser de autoria individual do respectivo candidato, publicados ou aceites para publicação em revista académica com revisão por pares, em língua portuguesa ou língua inglesa.
A candidatura deve ser feita sob a forma de um requerimento dirigido à presidente do júri, incluindo uma declaração em como será acatada a deliberação do Júri sobre a atribuição do prémio, os respectivos elementos de identificação, uma cópia do diploma de doutoramento e o artigo a ser apreciado.
Os resultados do Prémio Amílcar Cabral serão anunciados e divulgados até 15 de abril do próximo ano.
Os interessados devem submeter as suas candidaturas para o endereço de email ihc.concursos@fcsh.unl.
Mais informações poderão ser consultadas no site do IHC ou no link do concurso: https://ihc.fcsh.unl.pt/wp-