PUB

Sociedade

Rádio Alfa inicia oficialmente as suas emissões às zero horas de 1 de Janeiro de 2023

A Rádio Alfa, estação radiofónica do Grupo ALFA, inicia oficialmente as suas emissões às zero horas de 1 de Janeiro de 2023, transmitindo na Frequência Modulada (FM) de 89.9 na Praia, 99.6 em Santiago Norte, Fogo e Maio, e 92.0 em São Vicente. Com uma programação generalista de âmbito marcadamente informativa, a nova estação radiofónica cabo-verdiana terá nos próximos meses uma abrangência nacional.

A Rádio Alfa apresenta conteúdos que vão desde o género básico do jornalismo – a notícia – passando por outros géneros mais elaborados, como a reportagem a entrevista e o debate, fazendo também parte da grelha o fait-divers, a boa música, entre outros.

“Hoje, junto com o raiar do novo ano, o Grupo Alfa tem a satisfação de apresentar aos cabo-verdianos e os que se interessam pela vida deste país, a Rádio Alfa”, assegurou já Fernando Ortet, Director Geral desta estação, com sede em Cidadela, Praia, na ilha de Santiago.

Alternativa credível no mercado de radiodifusão

Os radiouvintes poderão aceder a informações de interesse público, com ênfase na atualidade política, económica e social, sem esquecer ensinamentos de estilos de vida e hábitos saudáveis, procurando sempre apoiar e orientar as pessoas vulneráveis ou em dificuldades do ponto de vista físico, psicológico e espiritual.

Segundo o projecto que lhe está subjacente, esta estação emissora perfila-se como “mais uma alternativa credível no mercado de radiodifusão com ofertas diversificadas em termos de entretenimento e de tratamento de assuntos quotidianos da sociedade cabo-verdiana”. 

A Rádio Alfa funciona diariamente, durante 24 horas, com programas do “prime time” em horários alternativos, proporcionando aos radiouvintes uma grande possibilidade e flexibilidade de acesso aos conteúdos, por via da difusão hertziana (FM) e, brevemente, através de “streaming” na Internet ou mesmo em “podcast” através do website da Alfa.

Debate de assuntos de interesse público

Neste sentido, Fernando Ortet entende que “a vida de uma Nação e o comportamento das pessoas são marcadas pelo conjunto de informações relevantes que chegam a elas, na maior parte das vezes, de forma organizada e sistematizada, mas outras vezes que circulam aparentemente de forma despropositada”.

Assim Fernando Ortet, que é também Presidente da Associação dos Medias Privados de Cabo Verde, fez questão de sublinhar que a Rádio Alfa “tem a missão sublime de trazer ao conhecimento e debate públicos os assuntos de interesse público, para que os cidadãos possam compreendê-los e participar nas grandes decisões que influenciam a sua vida e a vida do seu país”.

Acrescentou ainda que “na base desta iniciativa de comunicação social privada e independente alicerça-se a vontade de contribuir efetivamente para o desenvolvimento e consolidação de uma sociedade plural. Uma sociedade onde serão ouvidas de forma equilibrada as vozes de todos os cabo-verdianos, de todas as camadas sociais, conferindo maior protagonismo às mulheres e aos homens que com esforço, suor e sacrifício dinamizam o país”.

Uma outra rádio, uma outra informação

Fernando Ortet assegura que a Radio Alfa esta a trabalhar com um grupo de profissionais comprometidos com a verdade, com o rigor da informação e com o interesse público para que os cabo-verdianos – no país e na diáspora – tenham uma outra rádio, uma outra informação, um outro jornalismo, um outro debate, um outro entretenimento, uma outra formação, uma outra relação entre a informação e os seus protagonistas.

“Este é o compromisso da Rádio Alfa que quer contribuir para um debate mais esclarecedor e plural para o desenvolvimento da liberdade de imprensa e a consolidação da democracia em Cabo Verde”, esclareceu.

A Rádio Alfa é dirigida pelo jornalista José Mário Correia, profissional com ampla experiência no jornalismo, e que já prometeu “uma rádio para mudar a rádio. Uma rádio comprometida com a verdade, com a novidade, mas sobretudo, com a instantaneidade e com o novo”.

Estatuto editorial da Rádio Alfa

A Rádio ALFA é uma estação de rádio comercial, com transmissão on-line e em ondas de Frequência Modelada (FM), com emissão própria durante 24 horas. 

A Rádio ALFA orienta-se por critérios de rigor e polifonia, sem qualquer dependência de ordem ideológica, política, religiosa e/ou económica. 

A Rádio ALFA aposta numa programação dinâmica, jovial, criativa, equilibrada. 

A Rádio ALFA está disponível para interagir, escutar, discutir e promover eventos sociais, políticos e de interesse aos seus ouvintes. 

A Rádio ALFA tem a programação diversificada com o intuito de chegar a todo o tipo de público, quer seja no país quer seja diáspora. 

A Rádio ALFA prestigia a interactividade e prontifica-se para a divulgação de acontecimentos culturais e outras iniciativas de âmbito local e regional. 

A Rádio ALFA defende e promove a língua e a cultura cabo-verdianas na sua ampla acepção. 

A Rádio ALFA compromete-se a respeitar os direitos dos seus ouvintes. 

A Rádio ALFA defende, respeita e promove os princípios deontológicos dos jornalistas e a ética profissional. 

A Rádio ALFA respeita a Constituição da República de Cabo Verde e todas as Leis em vigor no País.

As emissões oficiais da Rádio Alfa iniciam-se as zero horas do dia 1 de Janeiro de 2023.

PUB

PUB

PUB

To Top