A cidade de Assomada, no município de Santa Catarina de Santiago, acolhe, hoje, Quinta-feira, o encontro de batuku denominado “Maior Tereru di Batuku du Mundu” que reúne cerca de 700 batucadeiras das ilhas de Santiago e Maio.
De acordo com o comunicado de imprensa, esse evento organizado pelo ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, tem como propósito celebrar o batuku e a valorização desta manifestação cultural secular em Cabo Verde.
Espera-se a participação de 54 grupos, num universo de cerca de 654 integrantes, dos quais homens, mulheres e crianças que conformarão duas rodas de batuco, designadamente “Mudjeris na Batuku” e “Homis na Batuku” (Mulheres e homens no batuku).
Estarão presentes 35 elementos de Tarrafal de Santiago, 202 de Santa Catarina de Santiago, 11 de São Salvador do Mundo, 9 de São Lourenço dos Órgãos, 38 de São Miguel, 113 de Santa Cruz, 66 de São Domingos, 44 da Praia, 59 de Ribeira Grande de Santiago e 56 do Maio.
Manifestação cultural secular em Cabo Verde
O comunicado do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas recorda que a partir de meados da década de 90, o Batuku “entra na fase de revitalização, graças à combinação de factores de cariz sociopolítico associados às mudanças ocorridas no país e ao impulsionamento dado por actividades culturais que foram aparecendo”.
Expressão de uma identidade própria, o batuku, recorda o comunicado do ministério da Cultura, “combina poesia, voz, música e dança através de uma prática de ‘tereru’, de quintal, gerado a partir do saber popular e da da oralidade”.