Edson Arantes do Nascimento, conhecido no mundo do futebol por Pelé, morreu hoje, aos 82 anos de idade depois de o seu estado de saúde ter agravado nos últimos dias. O Rei Pelé, como era também apelidado, estava internado num hospital de São Paulo (Brasil), desde o dia 29 de Novembro último.
Pelé foi protagonista de uma das mais prestigiadas carreiras na história do desporto, tendo-se transformado num herói nacional do Brasil e num ídolo universal.
Detentor de um talento do tamanho do mundo, alcançou marcas impressionantes como atestam os 756 golos que marcou em 818 jogos oficiais, três títulos de campeão mundial pelo Brasil e múltiplas conquistas.
O “Rei” Pelé encontrava-se internado no Hospital Albert Einstein, no Morumbi, estado de São Paulo, desde o dia 29 de Novembro, após ter-lhe sido detectado um tumor no cólon, em Setembro de 2021, e na sequência de uma infeção respiratória.
O seu estado de saúde piorou nos últimos anos também por outras causas, como problemas na coluna, no quadril e nos joelhos, que lhe retiraram mobilidade, além de ter sofrido uma crise renal, o que reduziu drasticamente as suas aparições públicas, embora tenha continuado activo nas redes sociais.
Mensagem de despedida da família
A família de Pelé esteve ao lado do ex-futebolista na noite de Natal, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A filha Kely Nascimento, recorreu às redes sociais para deixar uma mensagem de despedida:
“Tudo o que nós somos é graças a vocês. Te amamos infinitamente. Descanse em paz”.
Mundo chora morte de Pelé
O Brasil chora o seu maior ídolo do futebol e um pouco por todo o mundo sucedem-se as manifestações de pesar pela morte do rei Pelé, considerado por muitos o melhor futebolista de todos os tempos.
Uma dessas reações veio do mais premiado futebolista português de todos os tempos, Cristiano Ronaldo.
“A inspiração e o amor marcaram a jornada do Rei Pelé, que faleceu no dia de hoje. Amor, amor e amor, para sempre”, escreveu o CR7 e capitão da Seleção Portuguesa.
C/Agências