O Sindicato de Indústria Geral, Alimentação, Construção Civil e Serviços (SIACSA) suspendeu a greve dos bombeiros marcada para amanhã, Quinta-feira, 29, após chegar a acordo com a Câmara Municipal de São Vicente para a resolução das pendências a partir de Janeiro de 2023.
Heidi Ganeto, representante do SIACSA em São Vicente, citado pela Inforpress, explica que chegaram a um acordo com o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.
Segundo esse acordo, os bombeiros municipais vão passar a gozar das suas folgas, a partir de Janeiro do próximo ano. Por outro lado, a autarquia vai resolver a questão das promoções nas carreira, além de contratar mais efetivos para esta corporação ao longo de 2023.
“O primeiro diz respeito às folgas, os bombeiros trabalham sem folgas, então ficou acordado que em Janeiro de 2023 os bombeiros começam a receber as folgas. Também temos a situação das promoções e contratação de mais efectivos e câmara aceitou resolver essas pendências durante o ano de 2023”, enumerou Heidi Ganeto.
Pessoal do saneamento cancela manifestação por medo de represálias
O responsável do SIACSA avançou, ainda, que também tinha marcado uma manifestação do pessoal do sector do saneamento por causa da falta de equipamentos e de condições de trabalho, mas que foi suspensa. Heidi assegura que a manifestação não se efectivou porque “não houve adesão por medo de represálias”.
A responsável afirma que a fraca adesão tem por detrás “a cultura do medo” e diz que “às vezes” são ameaçadas de que podem ser despedidas e acabam por recuar.
“Vimos que tínhamos um número insuficiente de pessoal para a manifestação e acabamos por suspender a manifestação, mas estamos com uma abertura da Câmara Municipal para sentarmos em Janeiro para discutirmos a situação do pessoal de saneamento”, esclareceu aquele responsável sindical.
C/ inforpress