As autoridades norte-americanas anunciaram, hoje, que a tempestade “Elliot”, que atingiu quase todos os Estados Unidos em plenas férias de Natal, já provocou pelo menos 37 mortos. A cidade de Buffalo (estado de Nova Iorque), é uma das mais afectadas.
A tempestade, gerada por uma frente de ar ártico, começou, no entanto, a abrandar, ontem, Domingo, depois de causar, à sua passagem, temperaturas abaixo de zero do Canadá ao Texas, assim como fortes nevões e ventos fortes que afetaram a rede elétrica e a aviação.
Além da cidade de Buffalo, também houve mortes por acidentes ou tempo frio no Ohio, Kansas, Missouri, Vermont, Colorado e Wisconsin. De acordo com os meios de comunicação locais, a tempestade Elliot causou cerca de 37 vítimas mortais.
Mais de 3.000 voos foram cancelados
O secretário de Transportes, Pete Buttigieg, disse que mais de 20% dos voos regulares foram cancelados, tal como muitos comboios Amtrak.
Pelo menos 200 milhões de pessoas nos Estados Unidos, 60% da população, têm estado sob algum tipo de alerta meteorológico, segundo o Serviço Meteorológico Nacional (NWS, na sigla em inglês).
Em várias cidades da Costa Leste e mesmo na Florida, os termómetros atingem mínimos que não eram vistos desde o Natal de 1983.
Ontem, Domingo, a tempestade movia-se lentamente para leste à medida que enfraquecia, embora as temperaturas permanecessem geladas e abaixo do normal nas zonas leste, centro e sul do país.
“Espera-se que as condições melhorem lentamente à medida que o sistema se enfraquece. No entanto, viajar nestas condições será extremamente perigoso” em algumas áreas, advertiu em comunicado o Serviço Meteorológico Nacional.
C/Agências