O departamento de segurança norte-americano emitiu um alerta para os viajantes relativamente ao “potencial” aumento da criminalidade em Cabo Verde, durante as festas de natal e fim de ano. O alerta foi emitido esta sexta-feira,16.
Conforme advertem aos viajantes para Cabo Verde, durante essa altura, ataques aleatórios e actividades criminosas ocorrem em locais públicos, estejam cheios, ou não, como parques, praias, mercados, clubes, restaurantes, centrais de transportes, escolas e outros espaços ou áreas frequentadas por turistas e moradores locais.
Além disso, informam que, geralmente, os meliantes têm as casas desocupadas, como alvos, mesmo durante o dia.
Sempre vigilantes
Nesse contexto, aconselham os viajantes a estarem vigilantes, seja em espaços lotados, ou não, de dia e de noite.
Igualmente, aconselham os visitantes a reverem os seus planos de segurança e proteção, incluindo planos para proteger os bens, como casa, veículos e outros pertences, alertando para a necessidade de saberem o que acontece à sua volta.
Por fim, aconselham os visitantes para Cabo Verde a monitorarem a imprensa local, para saberem o que se passa diariamente.
Pico de criminalidade
Recorde-se que, nos últimos tempos, têm-se registado episódios de criminalidade, especialmente assassinatos, na ilha de Santiago, com foco na capital, além dos furtos e caçu bodys, que tendem a ter mais incidência na época das festas.
A polícia nacional tem destacados 500 efetivos para assegurar a operação Natal/ Fim-de-ano, em curso, na região de Santiago Sul e Maio, sendo que já tem havido várias operações stop e de revista indiscriminada de pessoas, em determinados bairros.