A ilha de Santiago acolhe de 19 a 21 de Dezembro o Campeonato Africano de Futebol Escolar, promovido pela Confederação Africana de Futebol (CAF), em parceria com a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF). Senegal, Guiné Bissau, Mauritânia e Gâmbia já confirmaram a participação neste Campeonato.
Participam equipas escolares, masculinas e femininas, com 8 jogadores em campo e idades compreendidas entre 12 a 15 anos. Os jogos têm a duração de 40 minutos (duas partes de 20 min) com as dimensões de 70mX42m e balizas de 2mX5m.
Além dos jogos, decorrem, ao mesmo tempo, diversos workshops e sessões de treinamento com objetivo de despertar os jovens desportistas para outras áreas vocacionais.
Presenças
Senegal, Guiné Bissau, Mauritânia e Gâmbia já confirmaram a participação neste Campeonato Africano de Futebol Escolar, cuja cerimónia oficial de abertura terá lugar em Santa Cruz, na segunda-feira, 19, pelas 11 horas.
O Ministro da Educação, Amadeu Cruz preside a cerimónia, que conta ainda com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz, Carlos Silva, do Presidente da UFOA A, União do Futebol da África Ocidental, Lamin Bajo, da Diretora da Divisão de Associações Membros da CAF, Sarah Mukuna, do Presidente da FCF, Mário Semedo, entre outras entidades ilustres.
Contará ainda com a presença de todas as equipas e delegações participantes do campeonato.
O Programa Escolar Africano de Futebol da CAF é um projeto de desenvolvimento que se concentra no futebol escolar, organizado por meio do Campeonato Africano de Futebol Escolar, que apoia programas que aumentam o impacto social do futebol e também capacitam os países participantes a administrar o futebol por meio de programas de treinamento.