Mulheres, mães e chefes-de-família do concelho de Santa Catarina de Santiago receberam este fim-de-semana, kits com equipamentos e matérias-primas para iniciarem pequenos negócios em diversas áreas.
A iniciativa contemplou nove (9) mães de várias localidades do município às quais foram entregues os respectivos kits na tarde de Sexta-feira,9, numa cerimónia que teve lugar no Espaço Jovem de Ribeira da Barca, uma das localidades do litoral do município de Santa Catarina, interior de Santiago.
Trabalhar na protecção das crianças
Segundo a autarquia santacatarinense, este projecto denominado “Mães” visa trabalhar na prevenção e combate ao abuso e exploração sexual infantil, orçado em cerca de 738 milhões de escudos cabo-verdianos.
Esse montante atribuído ao município de Santa Catarina, foi mobilizado pela Associação de Crianças Desfavorecidas (ACRIDES), através de uma parceira com a ECPAT Lux, ONG luxemburguesa financiada pelo Governo do Luxemburgo.
Suzana, uma das beneficiadas, agradece o apoio
Suzana, uma das beneficiadas que falou em nome das demais, não pôde esconder a satisfação do grupo no momento da entrega. “Ficamos muito agradecidas às instituições envolvidas, porque somos mulheres que batalham muito”, disse.
“Eu, por exemplo – acrescentou, a minha profissão é fazer-tudo, mas o meu sonho sempre foi fazer bolos, donetes, fresquinhas, e, a partir de hoje, vou dedicar-me ao que gosto de fazer”.
Os equipamentos e matérias-primas entregues abarcam as áreas de pastelaria e confeitaria, mercearia, quiosque, estética e beleza.
A cerimónia de entrega dos kits visando o empoderamento destas mulheres chefes-de-família contou com a presença das mentoras desta iniciativa e parceiras, entre elas, a Presidente da ACRIDES e Coordenadora da Rede Nacional de Proteção de Crianças, Lourença Tavares e a autarca Jassira Monteiro.