O documentário “Cesária Évora”, da escritora e jornalista Ana Sofia Fonseca, e primeira longa-metragem portuguesa na seleção do festival norte-americano South by Southwest (SXSW), em Março deste ano, chega a Cabo Verde no dia 13 deste mês de Dezembro com sessões em São Vicente, Santo Antão e Santiago.
Segundo uma publicação na página do Facebook do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a estreia do filme em Cabo Verde, terra da sua maior protagonista, acontece em três ilhas, nomeadamente, Santo Antão (Ribeira Grande), São Vicente (Mindelo) e Santiago (Praia) entre 13 e 18 do corrente mês.
Estreia a partir do dia 13
Quanto às datas, Mindelo, São Vicente, contará com três sessões nos dias 13, 14 e 15. Em Ribeira Grande, Santo Antão, o filme será exibido no dia 16 e na Cidade da Praia nos dias 17 e 18.
A estreia deste filme/documentário sobre Cesária Évora no país é realizada em parceria com a Harmonia Produções, no âmbito do 11º ano do desaparecimento físico da também conhecida por “Diva dos Pés Descalços”, aquela que foi a maior embaixadora da cultura de Cabo Verde.
Cesária Évora por trás da lenda
Recorde-se que este documentário intimista, realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, conta com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos das pessoas, como a neta Janete Évora e o antigo manager José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda.
A longa-metragem “emocionante e surpreendente” leva o público ao mais íntimo e desconhecido da cantora que levou Cabo Verde ao mundo.
Não se trata de um filme de música, pois cruza diversos contextos sociais e políticos da vida de Cesária, e aborda temas universais como a liberdade, a igualdade racial e de gênero.
Parte técnica do filme
A produção da Carrossel Produções, feita em parceria com a produtora “Até ao Fim Do Mundo”, conta com edição de imagem de Cláudia Rita Oliveira e direção de fotografia de Vasco Viana.
O documentário, que marca a estreia na reaização da jornalista e escritora a Ana Sofia Fonseca, resulta de um processo de pesquisa exaustivo e rigoroso. O material de arquivo representa cerca de 85% do material na tela.
As faixas de áudio, filmes e fotografias gravadas em vários formatos, incluindo Super 8, U-Matic, Betacam, Hi8 e Mini DV – refletem a incrível vida de Cesária.
A maior parte do material de arquivo são filmagens pessoais, feitas por amigos e colegas, permitindo ao espectador conhecer Cesária nas suas próprias palavras.
Estreias e distribuição
A distribuição mundial de “Cesária Évora” está a cargo da Cinephile/WestEnd Films.
O filme teve a sua primeira estreia no dia 12 de Março, no mundial do South by Southwest (SXSW), em Austin, no Texas, Estados Unidos, e já esteve também em Portugal e outros países da Europa.