PUB

Política

Fundo Pro Impacto lançado na segunda-feira

A Investment Capital Partners SA, que se apresenta como uma sociedade de gestão financeira cabo-verdiana, lança esta segunda-feira,5, na Praia, o Fundo Pro Impacto (FPI). Trata-se do seu primeiro fundo de Private Equity (Capital de Risco) em Cabo Verde. O mesmo destina-se às pequena e médias empresas.

O FPI, segundo explicam em nota de imprensa, é um Fundo de Impacto de Private Equity criado para apoiar pequenas e médias empresas (PMEs) locais, conferindo-lhes “agilidade operacional”.

O pretende contribuir para que implementem os seus planos de expansão e respondam aos desafios macroeconómicos, colmatar lacunas de competência técnica e de gestão, para além de fazerem face ao acesso limitado ao capital.

Esse fundo é o resultado de uma parceria público-privada entre a Pro-Capital, o veículo de capital de risco do Governo de Cabo Verde, a WATIH, plataforma de trading e investimento para África Ocidental, financiada pela USAID, o Banco Mundial e a Injaro Investments Limited. 

Melhorar acesso ao financiamento a longo prazo

O mesmo, segundo explicam, foi criado como uma resposta direta ao efeito adverso da pandemia de COVID-19 no setor privado, principalmente para melhorar o acesso a financiamento de longo prazo para PMEs.

Adalgiza Vaz, Secretária de Estado para o Fomento Empresarial defende que “a plataforma Pro Impacto é de grande importância porque vai completar a ação do Governo para alavancar o setor privado de apoio às empresas PME em Cabo Verde.” 

Nos próximos 10 anos, prevêem que o fundo fará investimentos individuais médios de 400 mil euros em setores-chave da economia, incluindo pesca, turismo, alimentação e agronegócio, serviços financeiros inclusivos, etc. 

João Silva, Country Manager da ICP lembra que “as PMEs são o motor da prosperidade econômica do país e o PIF fornecerá capital necessário e agilidade operacional para que eles se expandam ao longo do tempo”. 

O fundo tem como metas de impacto a geração de 120 novos empregos, duplicar a participação de mulheres em cargos de gestão, o desenvolvimento da juventude local e a segurança alimentar de pelo menos 1.500 pessoas.

Por seu turno, Frantz Tavares, da Trade HUB, co-patrocinadora do programa, através da USAID, adianta que o programa foi criado para gerar até  5 milhões de dólares em receitas de exportação, “preservando e criando empregos e fornecendo produtos e serviços em setores-chave”.

USAID-Trade Hub

O West Africa Trade & Investment Hub (WATIH), financiada pela USAID é um programa de facilitação de comércio e investimento de US$ 140 milhões em 5 anos, projetada para melhorar a produtividade, rentabilidade e competitividade do setor privado na África Ocidental por meio de abordagens baseadas no mercado. 

Trabalhando em parceria com o setor privado e promovendo coinvestimentos por meio de de um Fundo de Coinvestimento, a Trade Hub gera novos investimentos de capital em setores-chave para criar empregos e aumentar as relações comerciais entre os Estados Unidos e a África Ocidental.

Pro Capital

A Pró-Capital é uma Instituição Financeira Estatal de Capital de Risco que investe em empresas consolidadas e em startups com alto potencial de crescimento e desenvolvimento. Ao entrar no capital social das empresas, a Pro-Capital fornece recursos para fazer os negócios crescerem.

Investment Capital Partners, SA

A Investment Capital Partners, SA é uma empresa de gestão de investimentos licenciada pelo Banco de Cabo Verde e faz parte de um grupo internacional de gestão de fundos que gere investimentos em toda a África Subsaariana, Injaro Investments Limited, com experiência nas áreas de capital privado, assessoria em finanças corporativas, gestão de ativos, consultoria de gestão e gestão de projetos.

PUB

PUB

PUB

To Top