PUB

Cultura

“Caixa Mágica de Blimund” pode ser vista no CCM

A peça “Caixa Mágica de Blimund”, da autoria de Maria José Lopes, Mestre em educação artística, que venceu o concurso de Design “Palavras, Formas a partir de saberes”, da 7ª edição da URDI feira de Artesanato e Design de Cabo Verde já pode ser vista e apreciada no Centro Cultural do Mindelo. A peça foi confeccionada por Luthier Luís Baptista. 

Segundo a autora, em nota de imprensa, a caixa mágica de Blimund é inspirado no conto tradicional e oral da ilha de Santo Antão de Leão Lopes, em que se aproveita do modo “simples da própria narração e descrição da história num jogo didático-pedagógico e lúdico, possibilitando a integração de todos numa ação didática”.

O conto transforma-se assim num jogo de peças tridimensionais, possibilitando o manuseio de qualquer um dos personagens desfiando a meada do conto num enredo oral. Possibilita, por isso, múltiplas aprendizagens, lúdico pedagógico que faz um paralelismo com a liberdade, traição, ganância do poder, a defesa e o desacreditar da bondade humana.

Nesta “caixa” relaciona-se os personagens com os símbolos do feng shui, “que nos transporta durante o jogo a força, água, fogo, metal e energia, todos elementos num único enredo”.

Equilíbrio de um povo

A peça, segundo a autora, nos transmite a lição de que, “para que tudo funcione em pleno, todos os elementos terão que estar em perfeita harmonia”.

A importância destes personagens-elementos, expressa, assim, nesse jogo narrativo na tomada de consciência e da importância destes, “no equilíbrio de um povo”.

A Caixa Mágica e as restantes peças da exposição Palavras, Formas, a partir de Saberes podem ser visitadas, a partir de hoje, no Centro Cultural do Mindelo.

PUB

PUB

PUB

To Top