As obras “Batuku e Nos Alma”, “Dançar com as Tartarugas” e “Peixeiras” da pintora cabo-verdiana Leontina “Leomar” Ribeiro estão a representar Cabo Verde na 14ª Semana Cultural do Fórum Macau.
A exposição “Policromias lusófonas”, que junta oito artistas de países lusófonos e da China, desde 18 de Novembro, decorre até 11 de Dezembro.
Don Sebas Cassule, de Angola, Luciano Drehmer, do Brasil, Lemos Djata, da Guiné-Bissau, Walter Zandamela, de Moçambique, Maria Leal da Costa, de Portugal, Olavo Amado de São Tomé e Príncipe, Jafet Potenzo Lopes e Lio Man Cheong, de Macau são outros artistas com obras patentes no âmbito da 14ª Semana Cultural do Fórum Macau.
O evento, realizado todos os anos, decorre ainda em formato online com vídeos culturais dos países lusófonos e da China emhttps://semanacultural.forumchinaplp.org.mo/pt.
Três vídeos sobre Cabo Verde
Cabo Verde apresenta, nesta edição três vídeos, sendo o primeiro sobre o Carnaval, produções audiovisuais sobre festas e tradições populares, entre outros temas livres de índole cultural.
O outro vídeo intitula-se “O Filho do homem que queira construir um piano” para acompanhar Luís Baptista, um “Luthier” são-vicentino que tem seguido com inovação, o legado do pai, um dos maiores mestres do fabrico de instrumentos de Cabo Verde, o falecido Mestre Baptista.
O terceiro vídeo é uma curta-metragem sobre o tema da transexualidade na história de “Dona Mónica”, uma das primeiras trans da ilha de Santiago, da produtora Kori Kaxoru Films e do realizador Carlos Yuri Ceuninck.
14º Intercâmbio cultural em Macau
Recorde-se que a Semana Cultural da China e dos Países de Língua Portuguesa é organizada pelo Secretariado Permanente do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa (Macau), em coordenação com o Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau e a Direcção dos Serviços de Turismo da RAEM.
O evento conta ainda com o apoio da Associação de Amizade Macau-Cabo Verde, e demais associações lusófonas em Macau.