A cabo-verdiana Adelsa Mendes, natural da Cidade da Praia, foi distinguida, no passado 15 de Novembro,, nos Estados Unidos da América, com o prémio “Gateway Cities Innovation”, pela sua contribuição para o desenvolvimento da infraestrutura social em cidades consideradas Gateways, entre as quais Brockton.
Adelsa Mendes, conforme escreve, no Facebook, Aide Carvalho, tem desenvolvido um trabalho em prol da integração e bem estar da comunidade cabo-verdiana, se mostrando uma líder determinada, tanto na área social quanto económica.
Depois de quase 10 anos ao serviço no Consulado de Cabo Verde em Boston, em 2021 a jovem aceitou o desafio de gerir o Programa de Assistência para Empresas na Cidade de Brockton, junto da Autoridade para o Redesenvolvimento de Brockton (Brockton Redevelopment Authority).
A sua prestação no sector económico e no empoderamento das famílias foi reconhecida com uma Menção Honrosa pela Câmara Municipal de Brockton.
Trabalho determinante durante a pandemia
Ainda, durante a pandemia, o seu trabalho foi determinante para assegurar cerca de três milhões de dólares de assistência para a recuperação económica de pequenas empresas na Cidade de Brockton, onde se concentra o maior número de cabo-verdianos e seus descendentes.
Em setembro, Adelsa Mendes abraçou um novo desafio e passou a liderar uma iniciativa de desenvolvimento transformativo, da Agência Financeira do Estado de Massachusetts (MassDevelopment), desta feita, na Cidade de New Bedford, também um dos berços dos emigrantes cabo-verdianos.
Adelsa Mendes, que emigrou para os Estados Unidos da América há 14 anos, conta ainda com um contributo importante na integração dos cabo-verdianos nos EUA, tendo servido de elo de ligação entre os pais de alunos recém-chegados de Cabo Verde e as Escolas Públicas de Boston, onde reside.