A Enapor – Portos de Cabo Verde foi distinguida com o prémio de Informação Estatística, na 6ª Edição do African Ports Awards. A premiação aconteceu à margem do 50º aniversário e 42º Conselho Anual da Associação de Gestão dos Portos da África Central e Ocidental (AGPAOC) que terminou ontem, em Luanda.
O prémio de Melhor Porto Comunicador de Informação Estatísticas no Website foi recebido pelo PCA dos Portos de Cabo Verde, Ireneu Camacho, durante a noite da gala da 6º Edição do African Ports Awards, que aconteceu na sexta-feira,18, em Angola.
Este prémio, segundo destacou esse responsável, traduz o “reconhecimento” da aposta da ENAPOR na comunicação da sua gestão, através da disponibilização do boletim estatístico sobre a actividade portuária nas suas redes de divulgação.
Melhoria “contínua” no tratamento de dados
Ireneu Camacho salientou, igualmente, a aposta da empresa na melhoria contínua do tratamento de dados através do Business Inteligence e o Power BI como modelos de gestão, quer internos quer externos.
Nesse contexto, destacou a Janela Única Portuária (Enapor Controler, Gestão de Parque de Contentores, Portal de Clientes, Estiva Eletrónica, Gestão Financeira, entre outros) que garante “maior fiabilidade e em conformidade” com os padrões internacionais, possibilitando assim o ajuste necessário na gestão da empresa para atingir os melhores resultados.
AGPAOC, o que é?
A AGPAOC – Associação de gestão dos Portos da África Central e Ocidental, é constituída por 21 portos membros, todos localizados na costa ocidental africana, da Mauritânia a Angola.
As suas actividades cobrem quase 94.000 km de linha costeira sobre o oceano atlântico.
A AGPAOC foi criada em Freetown, Serra Leoa, em 1972 com o objectivo de promover a troca de experiências e o desenvolvimento dos portos desta região.