Santo Antão acolhe em dezembro um projeto de conservação dos ecossistemas marinhos e suas implicações regulamentares a nível social, liderado pela Universidade de Aveiro, Portugal.
O acto de lançamento do projecto acontece em Dezembro, no município do Porto Novo, no decorrer de um seminário sobre alterações climáticas promovido pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, no quadro do projecto sobre sistemas agro-florestais em Santo Antão.
Trata-se de um projecto europeu que tem como objectivo mapear os “habitats” costeiros na ilha de Santo Antão, criando recomendações para planos de gestão, visando a redução ou mitigação dos impactos antropogénicos.
Este projecto pretende também realizar actividades de divulgação e capacitação para a conservação destes recursos de capital importância para Cabo Verde.
Universidade de Aveiro
É um projecto que está a cargo da Universidade de Aveiro e conta com a participação de uma dezena de parceiros de quatro países europeus, sendo financiado pelo Programa Biodiversa Mais, uma parceria europeia para a biodiversidade que apoia investigação de excelência sobre a biodiversidade.
Santo Antão dispõe do parque marinho da Cruzinha, uma das cinco áreas protegidas existentes nesta ilha, que ainda possui os parques naturais terrestres da Cova/Paul/Ribeira da Torre, Moroços, Tope de Coroa e a paisagem natural das Pombas.
C/ Inforpress