O concerto musical de percussão e voz “Thilissa” será apresentado esta sexta-feira, 18, pelas 20h, no pátio “Tchon di Morgado”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Praia. “Thilissa” é o resultado de uma residência artística idealizada pela artista franco-berbere e originária de Kabylie (região montanhoa da Argélia), Syna Awel, em parceria com as artistas Suzete Ramos, Ineida Moniz, Thayane Silva e Betinha Leão.
Segundo comunicado de imprensa, o espectáculo é o resultado de uma residência artística que Syna Awel está a promover na cidade da Praia e que junta artistas de diferentes latitudes.
A argelina é apaixonada e divulgadora da cultura berbere (povos que vivem na região norte da África, principalmente no actual Marrocos e Argélia, áreas compostas pelo deserto do Saara), a sua cultura de origem.
Enquanto artista, vem procurando sempre partilhá-la com outras culturas, promovendo uma verdadeira mistura cultural.
Este projeto conta com sonoridades pré-definidas, cantadas só por cinco mulheres, enfatizando uma mescla de percussões brasileiras, cabo-verdianas e berberes e se funde com as canções de Kabylie, de onde Syna Awel é originária.
A Syna juntam-se Suzete Ramos, Ineida Moniz, Thayane Silva e Betinha Leão. “Thilissa” funde assim as sonoridades das cinco artistas e traz à vida um concerto que dança pelas aldeias remotas de berberes e ondula pelas ondas de Cabo Verde.
Tiago Ribeiro
Estagiário