O projeto Life Champions tem uma vertente social e foi idealizado pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, em parceria com a organização internacional “Luta pela Paz”. O mesmo tem como objectivo a prevenção da violência e da criminalidade, através do desporto e da inclusão social.
O Comité Olímpico irá assinar, nesta sexta-feira, 11 de novembro, pelas 16h00 horas, um memorando de entendimento com as Federações Cabo-verdianas de desportos de combate e artes marciais e a organização “Luta pela Paz” para formalização do projeto.
Esta ação juntará as Federações Cabo-verdianas de Boxe, Judo, Taekwondo e Karaté num único projeto, com vista à prevenção da violência e da criminalidade, essencialmente na cidade da Praia, lê-se no comunicado do Comité Olímpico Cabo-verdiano.
Chegar aos jovens com comportamentos de risco
O projeto Life Champions (Campeões na Vida) terá o lançamento das inscrições, segundo a mesma fonte, já neste mês de novembro.
O projeto irá dotar uma rede de 25 treinadores de AM&DC (artes marciais e desportos de combate) de ferramentas para que possam chegar nos jovens com “comportamentos de risco e trazê-los para o mundo dos desportos de combate”, usando a sua “adrenalina e sua força”, para o seu bem-estar físico e mental, além da inclusão social dos mesmos.
A organização “Luta pela Paz” foi fundada no Rio de Janeiro nos anos 2000 apoia neste momento mais de 195 ONGs em mais de 25 países, com esta metodologia.
Tiago Ribeiro – Estagiário