A Assembleia constitutiva da Associação da Língua Materna Cabo-verdiana, (ALMA-CV) está marcada para o dia 11 de novembro de 2022, pelas 17H00, no Salão de Banquetes da Assembleia Nacional. No evento serão apresentados e debatidos os Estatutos, além da eleição dos órgãos nacionais da associação.
De acordo com o comunicado avançado pelos promotores, a ALMA-CV afirma ter como missão “contribuir para a efetivação de uma política linguística, explícita, organizada e planificada”.
Igualmente pretendem uma política “consentânea com a situação sociolinguística de Cabo Verde e com os direitos humanos de natureza linguística, da ciência linguística e da didática das línguas, da atual agenda educativa mundial e da prática linguística dos cidadãos cabo-verdianos.”
Em prol da mudança linguística
A associação exorta ter como principal objectivo “impulsionar a mudança de política linguística que o contexto sociolinguístico nacional exige, em prol de todos os cabo-verdianos”.
Esta decisão foi tomada no seguimento da Petição para a Mudança da Política Linguística Cabo-Verdiana entregue, em abril de 2021, ao antigo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, e que contava com mais de 200 signatários, constituídos por investigadores linguistas, professores de línguas e literaturas, educadores, escritores, artistas, ativistas, estudantes de graduação e outros profissionais.
Tiago Ribeiro
Estagiário