Cabo Verde recebe a partir de hoje, até 11 de novembro, uma missão da Fundação AKELIUS, cujo objetivo principal é finalizar o acordo sobre as próximas etapas da implementação da experiência piloto de aprendizagem digital das línguas portuguesa, francesa e inglesa nas escolas do ensino básico.
Para o dia de hoje está agendado uma visita ao Ministério da Educação, seguida das visitas às escolas SOS e Abela.
Já para amanhã, está agendada uma visita à escola básica de S. Martinho Grande e um encontro com o NOSI. Já na quinta-feira, dia 10, a missão segue para a ilha do Sal.
Este projeto visa contemplar um total de 10 escolas mas, nesta primeira fase, abrange somente cinco, sendo duas na cidade da Praia, uma em Milho Branco – São Domingos, uma em São Martinho Grande – RGST- e uma na ilha do Sal.
Segunda visita ao país
De recordar que esta é a segunda vez que a fundação sem fins lucrativos Akelius visita o país, depois de já ter estado em Cabo Verde, em março último, numa missão conjunta com a UNICEF Regional.
Na missão de março foram selecionadas 10 escolas do ensino básico do país, para a realização de um diagnóstico da situação inicial dos alunos e professores, tendo em conta o ensino das línguas, cuja finalidade foi precisamente preparar a implementação da experiência piloto.
Fundação Akelius, o que é?
A Fundação Akelius (Business School) é uma instituição com sede na Suécia, sem fins lucrativos, e tem como propósito apoiar alunos com bolsas e subsídios para estudos e investigação e contribuir para o desenvolvimento de diversos cursos curriculares.
A fundação apoia também crianças carenciadas, como a cooperação permanente com as Aldeias SOS, ajudando por ano cerca de mil crianças.
A missão começará a sua visita ao país com um encontro com o Chefe do Escritório Conjunto do PNUD, UNICEF e UNFPA, Steven Ursino, e com a equipa do UNICEF Cabo Verde.
Tiago Ribeiro – Estagiário