Anualmente, a 01 de Novembro, sente-se um pouco por toda a ilha de Santiago as comemorações da “Festa do Milho” com o intuito de promover a dinamização da gastronomia cabo-verdiana, sobretudo os pratos à base de milho.
Assim, no feriado nacional, que também foi dia de todos os santos, praticamente todos os pratos foram feitos com o milho na base da gastronomia.
A Festa do Milho, criada em 2009 por sugestão do músico Princezito, é comemorada a 1 de Novembro, anteriormente numa feira junto à Barragem de Poilão.
Agora, familiares se reúnem, restaurantes e empreendedores em várias localidades da ilha se organizam para a festa do milho.
Mas a prática e a cultura da Festa do Milho não têm sido exclusivas às localidades do interior da ilha. Um caso prático aconteceu na cidade da Praia, na Achada
Grande Frente, onde foi possível se deliciar com toda gastronomia feita à base de milho. A iniciativa foi de Maria Soares, moradora desta comunidade que resolveu fazer a Festa do Milho no seu bairro.
A mesma acrescenta que a iniciativa não teve somente a finalidade financeira, mas sim fazer com que os praienses pudessem sentir as festividades de celebrar a cultura de Cabo Verde através do milho.
“O objectivo é proporcionar um feriado agradável aos moradoras da Achada Grande Frente e principalmente acolher as pessoas que não foram para o interior da ilha, mas que também merecem comemorar a Festa do Milho”, conclui.
Por: Tiana Silva