O Movimento Civil para as Comunidades Responsáveis promove, na próxima quarta-feira, 09, o segundo Fórum Nacional sobre a Gestão Ética da População Canina e Felina. O evento visa, entre outros objetivos, apresentar os resultados alcançados desde a primeira edição, na qual se lançou a Aliança Nacional.
No primeiro fórum, ocorrido em outubro de 2019, recorda Maria Zsuzsanna Fortes, membro da Comunidade Responsável, foi lançado o desafio da constituição da Aliança Nacional para a Gestão Ética da População Canina e Felina.
A mesma já conta com a adesão de mais de metade das câmaras municipais do país, um número considerado extraordinário e que manifesta uma vontade de mudar o paradigma e abraçar a causa animal.
Partilhar resultados
Neste sentido, o IIº Fórum tem por objectivo, antes de mais, partilhar os resultados alcançados, mas, também, discutir os problemas que se prendem com a capacidade institucional, de mobilização e sensibilização para novos modelos comportamentais no seio da população.
Ainda, o momento é oportuno para, segundo a porta-voz do movimento, traçar as linhas de ação para o ano de 2023, que será focado na capacitação institucional, de modo a alcançar um “adequado nível operativo e efetivar no terreno de modo sistemático e contínuo as mudanças necessárias”.
Participantes
Das personalidades e instituições a participar do Fórum constam representantes das câmaras municipais da Boa Vista, Tarrafal de São Nicolau, Tarrafal de Santiago, a Primeira Dama, Débora Carvalho, representante do Sistema Nacional de Identificação e Registo de Pequenos Animais, Sistema Nacional de Adoção de Pequenos Animais, entre outros.
O IIº Fórum da Gestão Ética da População Canina e Felina será realizado em sala virtual, via Skype Meeting, no dia 9 de Novembro, a partir das 9h00.
Pode ser acedido através do link https://join.skype.com/ASqaoVZFg4Bd.
A Comunidade Responsável é uma iniciativa civil para o desenvolvimento sustentável, ambiente, hábitos de consumo, lixo, reciclagem e toda a problemática ligada à Terra, resultante da actividade humana, com foco nos animais.