A cidade da Praia acolhe, na próxima quinta-feira,3, a estreia, em Cabo Verde, da peça “Provavelmente Saramago”, um solo interpretado por Vinicius Piedade. O espectáculo enquadra-se nas comemorações oficiais do centenário natalício do escritor José Saramago, promovidas pela Fundação Saramago, em Lisboa, Portugal, e com o apoio do Centro Cultural Português, na Praia.
Segundo a sinopse, “Provavelmente Saramago” é um solo inédito interpretado por Vinicius Piedade, cuja trama gira em torno de um ator que, depois de ser preterido num casting para um filme sobre Saramago, resolve montar um espetáculo teatral no qual, ao mesmo tempo que revela a sua decepção com o cinema, partilha, com o público, as suas interpretações sobre a vida e obra de Saramago.
Com direção de Paulo Campos dos Reis, a cada nova tentativa de adaptação cênica, o ator revê suas ideias e tramas, cruzando ficção e realidade em um labiríntico jogo de espelhos.
Refletir
No texto, assinado por Vinícius Piedade (Brasil) e Paulo Campos dos Reis (Portugal) – actores, encenadores e dramaturgos (como o personagem do espetáculo) –, “o ficcional e o documental misturam-se e dialogam” com Saramago, com o objetivo de refletir, hoje, sobre a recepção da sua obra.
A partir desta ideia, os dois artistas colocam a questão: “como nos posicionamos como artistas, como cidadãos, como seres humanos em relação a sua mundividência e convicções?
Eis a pergunta a que Provavelmente Saramago tenta (ensaia) responder.
Gratuito, mas com reserva
O espectáculo sobe ao palco do auditório do Centro Cultural Português, na Praia, no próximo dia 3 de Novembro, quinta-feira, pelas 19h.
Recorde-se que a sessão com entrada livre, no dia 3, acontece mediante reserva de bilhete, através de correio eletrónico do Centro Cultural Português: ccp.praia@gmail.com.