Lula Inácio da Silva foi eleito, este domingo, o novo Presidente do Brasil, numa segunda volta disputada com Jair Bolsonaro. O candidato do Partido Trabalhista obteve 50,9% dos votos.
A segunda volta das eleições presidenciais no Brasil resultou, este domingo, na eleição do candidato Lula Inácio da Silva, que arrecadou 50,9% dos votos, contra 49,1% do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Onze anos depois, Lula volta assim à cadeira presidencial e anuncia que “o Brasil está de volta”.
“O povo não quer mais brigar”, “é hora de baixar as armas”, são algumas das declarações que marcaram o discurso de vitória de Lula da Silva, que contou com mais de dois milhões de votos de diferença em relação a Bolsonaro.
Aliás, esta é a primeira vez na história do país que um presidente não consegue um segundo mandato, conforme nota a imprensa brasileira.
Vitória na maioria dos países
Fora do Brasil, Lula foi o candidato que mais países venceu, entre os quais 14 dos 18 países europeus onde os brasileiros podiam votar.
Venceu ainda na Nova Zelândia, Austrália, Coreia do Sul e Palestina.
No território nacional, entretanto, obteve mais votos em treze estados, menos um em relação ao oponente.
“A razão da minha vitória foi a dedicação de cada um de vocês. Que acreditaram na liberdade e na possibilidade de recuperarmos o país para o povo brasileiro”, escreveu o presidente, na sua conta do Twitter.
C/ Euronews