Arranca nesta quinta-feira,27, a estreia do documentário “Cesária Évora”, uma longa metragem de Ana Sofia Fonseca, com imagens de arquivo nunca antes vistas e gravações inéditas. Depois da sua exibição hoje, às 19h20, no Cinemas UCI El Corte Inglés em Lisboa, o filme segue para outras salas portuguesas de cinema com programação até 5 de Novembro.
O documentário “Cesária Évora” de Ana Sofia Fonseca, a primeira longa-metragem portuguesa na seleção do festival norte-americano South by Southwest (SXSW), em Março deste ano, chega hoje às salas de cinemas portuguesas.
O filme dedicado a Cesária Évora vai ser exibido hoje à noite, no Cinemas UCI El Corte Inglés, em Lisboa.
Da programação até 5 de Novembro, consta ainda a sua exibição no Cinema Trindade (Porto), Cinema Ideal, Cinema Nimas, Cinema City Alvalade (Lisboa) e Auditório Charlot (Setúbal).
Cesária Évora, por trás da Lenda
Recorde-se que este documentário intimista, realizado entre Portugal, França e Cabo Verde, conta com imagens de arquivo nunca antes vistas, gravações inéditas e testemunhos únicos das pessoas, como a neta Janete Évora e o antigo manager José da Silva, que conheceram a mulher por trás da lenda.
A longa-metragem “emocionante e surpreendente” leva o público ao mais íntimo e desconhecido da cantora que levou Cabo Verde ao mundo.
Não se trata de um filme de música, pois cruza diversos contextos sociais e políticos da vida de Cesária, e aborda temas universais como a liberdade, a igualdade racial e de gênero.
Parte técnica do filme
A produção da Carrossel Produções, feita em parceria com a produtora “Até ao Fim Do Mundo”, conta com edição de imagem de Cláudia Rita Oliveira e direção de fotografia de Vasco Viana.
O documentário assinado por Ana Sofia Fonseca resulta de um processo de pesquisa exaustivo e rigoroso. O material de arquivo representa cerca de 85% do material na tela.
As faixas de áudio, filmes e fotografias gravadas em vários formatos, incluindo Super 8, U-Matic, Betacam, Hi8 e Mini DV – refletem a incrível vida de Cesária.
A maior parte do material de arquivo são filmagens pessoais, feitas por amigos e colegas, permitindo ao espectador conhecer Cesária nas suas próprias palavras.
A distribuição mundial de “Cesária Évora” está a cargo da Cinephile/WestEnd Films. Depois de Portugal, não se sabe ainda sobre a estreia em outras paragens do mundo, inclusive Cabo Verde, terra da sua maior protagonista.