PUB

Diáspora

Presidente da República condecora Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos nos EUA

O Presidente da República de Cabo Verde condecora na tarde desta quarta-feira,26, o Memorial dos Veteranos Cabo-verdianos em Rhode Island, nos Estados Unidos da América com a Ordem do Dragoeiro, Primeiro Grau. Receberá a Medalha, em representação do Memorial, a sua presidente, Lucy Rose-Correia, que está em Cabo Verde acompanhada por uma importante delegação, integrada por militares, incluindo veteranos de guerra.

O acto, segundo a Presidência, enquadra-se nas comemorações do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades, assinalado a 18 deste mês. 

Esta condecoração reconhece “o esforço de todos os que, num gesto de patriotismo, resistência e valorização da história e da Memória”, contribuíram para que o memorial fosse edificado e passasse assim a “cumprir a grandeza de enaltecer e perpetuar o exemplo dos veteranos cabo-verdianos que serviram os Estados Unidos da América”.

O ato contará ainda com uma intervenção do Tenente-Coronel Gary Correia, da Marinha dos Estados Unidos, e testemunhos de três Veteranos de Guerra convidados.

Compromisso na construção da liberdade

Ainda segundo a mesma fonte, a presidente do “Memorial dos Veteranos de Cabo Verde nos EUA”, Lucy Rose-Correia, fará a apresentação do monumento erguido em homenagem aos “nossos compatriotas” presentes nas sucessivas guerras norte-americanas, desde a Guerra da Independência dos Estados Unidos, entre 1775 e 1783, e ao seu “compromisso na construção da liberdade e da dignidade da pessoa humana”.

A seguir à cerimónia de Condecoração, o Palácio da Presidência acolhe, depois, às 17H40, uma Palestra sobre a “Experiência dos Militares da Diáspora Cabo-verdiana nos Estados Unidos da América”, uma iniciativa que acontece em parceria com o Ministério das Comunidades, e contará com a presença do Ministro da Tutela Jorge Santos.

PUB

PUB

PUB

To Top