O auditório Luís Morais, do Centro Cultural do Mindelo (CCM), recebe no sábado,29, um concerto da cantora de jazz, compositora e pesquisadora norte-americana, Kavita Shah.
De volta a Cabo Verde, a artista irá fazer o pré-lançamento do álbum “Cape Verdean Blues”, conforme nota de imprensa do CCM.
Este, que é o seu mais recente trabalho, conta com a colaboração do conceituado guitarrista Bau e do percussionista Miroca Paris .
No concerto em Mindelo, este sábado,29, às 21 horas, Kavita Shah estará acompanhada da banda composta por Bau, Miroca Paris e Olavo Fonseca.
O álbum “Cape Verdean Blues”, baptizado com o nome da música do pianista de jazz americano Horace Silver, será lançado oficialmente em 2023.
Sobre a artista
Kavita Shah é uma nova-iorquina de origem Indiana inspirada por Cesária Évora, quem viu actuar ainda jovem, enquanto vivia em Salvador da Bahia, Brasil.
Em 2016, viajou pela primeira vez para Cabo Verde, altura em que começou a colaborar com Bau.
Dois anos mais tarde, recebeu uma bolsa da Jerome Foundation para aprofundar seu conhecimento da música tradicional cabo-verdiana.
Ainda em 2018, ela e Bau apresentaram-se no Kavala Fresk Festival e no Centro Nacional de Artesanato e Design em Mindelo.
Envolvimento com a tradição do jazz
Dentre as suas marcas enquanto cantora de jazz Kavita Shah “trabalha em profundo envolvimento com a tradição do jazz, ao mesmo tempo em que aborda e promove suas sensibilidades globais”.
Seus projetos incluem “Visions” (2014), co-produzido por Lionel Loueke, “Folk Songs of Naboréa” (2017), estreado no Park Avenue Armory, e “Interplay” (2018) junto com François Moutin, indicado na categoria de Álbum de Jazz do Ano na premiação “Victoires de la Musique” da França.
O trabalho em “Dancer in Nowhere” de Miho Hazama foi indicado à premiação GRAMMY de 2020 e sua música é apresentada regularmente nas principais salas de concerto, festivais e clubes em seis continentes.
Kavita é bacharel em Estudos Latino-Americanos pela Harvard, mestre em Jazz Voice pela Manhattan School of Music, e fala nove idiomas.