A localidade de Ribeira da Barca, município de Santa Catarina de Santiago, acolhe, hoje, as actividades comemorativas do 77º aniversário das Nações Unidas. O ponto alto deste evento será a assinatura do novo Quadro de Cooperação entre as Nações Unidas e o Governo.
Conforme nota de imprensa da Câmara Municipal de Santa Catarina, a escolha de Ribeira da Barca para assinalar o 77º aniversário das Nações Unidas foi uma iniciativa que partiu do próprio escritório da coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
Trata-se, segundo a mesma fonte, de uma das “grandes oportunidades” para apresentar as potencialidades desta vila piscatória de Santa Catarina, nomeadamente Cascata de Águas Caídas, Gruta de Águas Belas e Praia Djangado, mais investimentos.
Ponto alto das comemorações
O evento desta segunda-feira,24, tem como ponto alto, a assinatura do novo quadro de cooperação, entre as Nações Unidas e o Governo de Cabo Verde, por um período de cinco anos, conforme já noticiamos aqui anteriormente, e assente em três eixos, incluindo desenvolvimento do capital humano e social.
Isto além de actividades ligadas à sensibilização para as questões ambientais, nomeadamente, no que se refere à apanha de areia.
Consta ainda da programação, uma mesa redonda para apresentação de projetos da autarquia santacatarinense para Ribeira da Barca, aproveitando a presença de altas personalidades no local.
Concerto com Tcheka
O encerramento acontece no fim do dia, após um concerto de Tcheka e atuação de outros artistas locais, nomeadamente Netos de Djotu Lopi, Batucadeiras Estrelas do Mar e Batucadeiras Brianda Norte.
Recorde-se que há alguns anos, o Dia das Nações Unidas têm vindo a ser assinalado no terreno, em contacto direto com as populações locais, com o propósito de contribuir para chamar a atenção e promover as potencialidades das comunidades, bem como sensibilizar sobre questões cruciais de desenvolvimento local.