A Vivo Energy, empresa pan-africana que comercializa combustíveis e lubrificantes das marcas Shell e Engen, assinala, hoje, 22, o Dia Anual da Segurança que, este ano, se celebra sobre o lema “Aprender a ser mais Seguro”, através de eventos físicos e virtuais que decorrem durante esta semana em todo o Grupo Vivo Energy.
Numa nota de imprensa alusiva à data, a Vivo Energy realça que “o Dia da Segurança é uma oportunidade para todos os colaboradores e ‘contrators’ da Vivo Energy se reorientarem para a importância da Saúde, Segurança, Ambiente e Qualidade (HSSEQ)”.
“A nossa ambição final é alcançar uma cultura de segurança de classe mundial, onde o HSSEQ esteja totalmente integrado nas formas de trabalhar em todas as áreas da Vivo Energy”, garantiu João Oliveira e Sousa, PCA Vivo Energy Cabo Verde.
João Oliveira e Sousa, fez notar ainda que “embora a segurança esteja incorporada em toda a empresa, o nosso Dia Anual da Segurança proporciona um momento para que todas as nossas equipas se certifiquem, de que estamos a fazer tudo o que podemos para atingir a nossa meta de ‘Objectivo Zero’ – não causar danos às pessoas e minimizar o nosso impacto no ambiente”.
Segurança: parte integrante do negócio da Vivo Energy
Por sua vez, Grant Bairstow, responsável do Departamento de HSSEQ do Grupo Vivo Energy, também destaca a importância do Dia Anual da Segurança, não só para o reforço dos compromissos e competências em matéria de segurança, mas também pelo facto de contribuir para uma abordagem positiva e de aprendizagem, quer através da partilha pelos funcionários dos exemplos de boas práticas de segurança, quer ainda através da implementação de um programa de actividades alusivas a esta efeméride.
“A segurança é parte integrante do nosso negócio e o sucesso a longo prazo da Vivo Energy em África. Todos temos de continuar a aprender a ser mais seguros e a colmatar quaisquer lacunas nas competências do HSSEQ. Nunca poderemos pensar que estamos totalmente seguros, e ao encorajar uma abordagem positiva e de aprendizagem, garantiremos que nunca nos tornaremos complacentes com a segurança”, alertou Grant Bairstow.
A nota de imprensa da Vivo Energy conclui assegurando que o Grupo “continua a trabalhar arduamente para atingir os seus objectivos de HSSEQ, a fim de fazer progressos contínuos, rumo à sua visão de se tornar o negócio de energia mais respeitado de África”.
Um negócio de energia respeitado de África
Recorde-se que a Vivo Energy, que emprega cerca de 2.700 pessoas, opera e comercializa os seus produtos em países do Norte, Oeste, Este e Sul de África. Possui uma rede de mais de 2.500 estacões de serviço em 23 países que operam sob as marcas Shell e Engen e exporta lubrificantes para uma serie de outros países africanos.
A sua oferta no retalho inclui combustíveis, lubrificantes, cartões, lojas, restaurantes e outros serviços não relacionados com combustíveis. Também fornece combustíveis, lubrificantes e gás de petróleo liquefeito (GPL) a clientes empresariais em vários sectores, incluindo o naval, aviação, mineração, construção, energia, transporte e manufatura.