O Futebol Clube Praia Branca, de São Nicolau, e a Fiorentina, de Santo Antão Sul, não participam da época desportiva 2022/23, nas respetivas regiões. Razões organizacionais deixam estes dois clubes de fora das competições regionais. Em Santo Antão Sul, a desistência da Fiorentina é também um protesto conta a não reflexão do futebol na região.
Em São Nicolau, o treinador do Futebol Clube Praia Branca, Leonel Varela, alegou que por razões organizacionais, a equipa está de forma da época futebolística na ilha.
Para o treinador da equipa fundada em 1998, este é um momento de reflexão para se pensar o futuro do clube, isto porque, como diz, não está minimamente organizado à semelhança dos anos anteriores.
Leonel Varela avançou à Inforpress que foram convocadas eleições para eleger novos corpos diretivos do clube, contudo ninguém mostrou disponibilidade.
Fiorentina de fora em Santo Antão Sul
Já em Santo Antão Sul, a Fiorentina também anunciou estar de fora da época futebolística da região por motivos organizacionais.
Fidel Medina, membro da direção, diz que o clube está descontente com a forma como futebol tem funcionado nesta região, pelo que a não participação na época desportiva é também um ato de protesto contra a “não reflexão” do futebol na zona sul.
O clube vai, entretanto, aproveitar a pausa para apostar numa reestruturação e “voltar com mais força”, assegurou.