PUB

Cultura

Hoje é Dia Nacional da Cultura e das Comunidades

Assinala-se hoje, 18 de Outubro, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades. A efeméride está a ser celebrada a nível nacional com diversas actividades, incluindo um festival de literatura, uma conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, entre outras.

Este ano, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades para homenagear e relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares está a ser comemorado sob o lema “Cultura para o Futuro”.

Conforme nota de imprensa do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o lema “Cultura para o Futuro”, escolhido para a celebração da efeméride “apresenta a visão de um sector cultural vibrante”.

“Este lema ajuda Cabo Verde a ocupar um lugar no cenário global, pela particularidade da nossa história e pela riqueza da nossa cultura crioula nascida entre os quatro continentes”, referiu. 

Festival de Literatura

Para assinalar a efeméride, o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas (MCIC), através do Instituto da Biblioteca Nacional de Cabo Verde (IBNCV), acolhe desde ontem, segunda-feira,17, um Festival de Literatura em homenagem ao poeta e escritor Oswaldo Osório, evento que visa promover o diálogo entre as distintas gerações de escritores cabo-verdianos e divulgar o património escrito-literário nacional.

Dentre outras actividades previstas, a cidade da Praia acolhe hoje, concertos de várias instituições ligadas à cultura e o Campo de Concentração do Tarrafal recebe, no mesmo dia, a abertura da exposição “Pedro Rolando dos Reis Martins in memória”.

No período da tarde, às 18 horas, está previsto “Sukuta Morna na Kambar di sol” na Orla Marítima em Cidade Velha, Património Mundial.

Lançamento de livro e exposição em Mindelo

Em São Vicente, o Centro Cultural do Mindelo será palco do lançamento do livro “O cabo-verdiano, língua materna da República de Cabo Verde e sua introdução nas escolas do país” de Dora Oriana Pires (às 18H00). No mesmo espaço, estará patente a exposição de pintura “A Grande Ilusão” de Marco Bettocchi.

Na Brava, ilha natal de Eugénio Tavares, o “Orfeão da Brava” comemorou o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades na noite de ontem, segunda-feira, 17, numa actuação com repertórios de Eugénio Tavaresem Nova Sintra.

Outras actividades desde concurso de dança tradicional, conferência internacional sobre a diáspora, exposições, roteiros gastronómicos, momentos musicais, dança, e muito mais acontece um pouco pelas escolas e espaços culturais espalhados pelas ilhas e municípios do país.

Efeméride celebrada desde 2005

Cabo Verde celebra o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades desde 2005, para relembrar o patrono da cultura cabo-verdiana, o poeta, escritor e jornalista Eugénio Tavares, que nasceu a 18 de Outubro de 1867 na ilha da Brava.

A efeméride vem sendo assinalada desde então, com diversas actividades culturais realizadas a nível nacional, comemorando “eternamente” o Eugénio Tavares.

Este ano, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades está a ser celebrado sob o lema “cultura para o Futuro”, proposto pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas.

PUB

PUB

PUB

To Top