O Presidente da República, José Maria Neves, preside, este sábado, pelas 16h, ao encerramento do X Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que reúne, desde quinta-feira, na Cidade da Praia, escritores da comunidade lusófona.
Eventos desta natureza, reconhece o Chefe de Estado, “acrescentam valor ao país e à sua capital, que mesmo na condição insular, carregam a universalidade”.
O encontro, o quinto realizado em Cabo Verde, é organizado pela Câmara Municipal da Praia e pela União das Cidades Capitais Lusófonas.
Este ano, após um interregno de dois anos, por causa da pandemia, o evento voltou sob o tema “Insularidade e Universalidade na Literatura” e com uma homenagem a escritores da Revista “Novas Letras”, da Academia Cabo-verdiana de Letras, que é também parceira do evento, assim como a Sociedade Cabo-verdiana de Autores.
Temas de debate
No centro das atenções estão problemáticas específicas e/ou transversais às literaturas de língua portuguesa e suas relações com outros universos linguísticos e culturais.
O objetivo é também estimular o pensamento crítico sobre o mundo e a lusofonia, privilegiando, entre outras vertentes, a inclusão e o universo feminino.