PUB

Mundo

São Tomé e Príncipe: ADI de Patrice Trovoada já canta vitória com maioria absoluta

Em São Tomé e Príncipe ainda decorre o apuramento geral dos resultados das eleições legislativas, autarquias e regionais de Domingo, mas a ADI de Patrice Trovoada já canta vitória com maioria absoluta.

As primeiras projeções avançadas pelas emissoras estatais de rádio e televisão indicam que o futuro governo de São Tomé e Príncipe vai estar entre a Ação Democrática Independente (ADI, oposição), de Patrice Trovoada, e o Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe (MLSTP/PSD), de Jorge Bom Jesus, candidato à sua sucessão, mas tudo está ainda em aberto.

No estando, em decolações está manhã à RDP-Africa, o ex-Primeiro Ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, garantiu que a Ação Democrática Independente (ADI, oposição), é a grandes vencedoras destas eleições, obtendo a maioria absoluta.

“Estamos bastantes satisfeitos com esta maioria absoluta e estávamos convictos que íamos conseguir esta maioria absoluta”, afirmou, por sua vez, Américo Ramos, dirigente da ADI.

Por outro lado, conforme avançam vários meios de comunicação, o Movimento de Cidadãos Independentes de Cauê é considerada a surpresa destas eleições e perfila-se como a terceira força mais votada. Esse movimento de inspiração socialista está coligado com o Partido de Unidade Nacional, com grande predominância no distrito de Cauê, sul da ilha de São Tomé.

As projeções provisórias dão ao Movimento de Cidadãos Independentes de Cauê quatro a cinco deputados.

Filipe Nascimento festeja vitória na ilha do Príncipe

Quem também já celebrou vitória é o Presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe, Filipe Nascimento, ele que é presidente da União para Mudança e Progresso do Príncipe (UMPP).

Filipe Nascimento, afirmou que o seu partido teve “uma grande vitória” e obteve “maioria qualificada” na eleição regional de Domingo. “O UMPP obteve seis dos noves deputados, ou seja, obteve uma maioria qualificada”, disse está manhã à RDP-Africa.

“Pleito decorreu acima das expetativas”

Estas eleições contaram, pela primeira vez, com o maior número de observadores de vários países e organizações internacionais. A missão da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), é chefiada pelo embaixador do Brasil em Angola.

“Do ponto de vista da missão eleitoral, o pleito decorreu acima das expetativas. Entendemos que as expetativas do eleitorado foram cumpridas”, disse Rafael Vidal.

No total, 11 partidos e movimentos, incluindo uma coligação, concorrem aos 55 lugares da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe.

De notar ainda que, pela primeira vez, 14.692 cidadãos residentes em 10 países da Europa e África elegem um deputado por cada círculo.

Já os restantes 53 deputados são escolhidos pelos seis distritos da ilha de São Tomé e pela região do Príncipe.

C/Agências

PUB

PUB

PUB

To Top